31.5 C
Brasília
14 nov 2025 17:42

Ministério da Saúde registra 54 programas de residência inscritos para concessão de bolsas no Centro-Oeste

Inscrições para concessão de bolsas em residência médica batem recorde dos últimos 10 anos. Objetivo é incentivar a formação de especialistas em regiões prioritárias para o SUS

Em 2023, o Ministério da Saúde registrou o maior número de programas de residência médica inscritos em editais do Pró-Residência, em comparação com os últimos dez anos, totalizando 493 programas interessados. Desses, 34 estão na região Centro-Oeste. A pasta também lançou edital de residência em área profissional da saúde – uniprofissional e multiprofissional, resultando em 156 programas inscritos a nível nacional e, desses, 20 no Centro-Oeste. No total, serão concedidas 1.814 bolsas para todo o país.

As inscrições foram realizadas por instituições federais vinculadas ao Ministério da Saúde, Ministério da Educação, órgãos e instituições públicas municipais, estaduais e distrital, e também instituições privadas sem fins lucrativos. O resultado final está previsto para ser publicado em janeiro de 2024.

O objetivo é ampliar o número de bolsas e incentivar a formação de especialistas na modalidade residência, em especialidades e regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde é o principal financiador dos programas de residências em saúde do país.

Pró-Residência

Desde 2009 o governo federal faz concessão de bolsas de residência por meio do Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pró-Residência Médica) e do Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde (Pró-Residência em Área Profissional da Saúde).

O acesso às bolsas acontece por intermédio da publicação anual de editais para seleção de programas de residência, seguindo critérios prioritários de especialidades, áreas de atuação, áreas de concentração, regiões prioritárias e disponibilidade de bolsas. O Pró-Residência impacta diretamente na qualidade da formação de especialistas no Brasil por meio da ampliação da oferta de vagas.

Destaques

Maioria da primeira turma do STF torna Eduardo Bolsonaro réu por coação

Por Kleber Karpov A maioria dos ministros da Primeira Turma...

Venda de medicamentos em supermercados: conveniência não pode se sobrepor à responsabilidade sanitária

Por Roberta Carvalho Carlini* A discussão sobre a venda de...

Ciclo de formação deve fortalecer rede de proteção no combate a abuso e exploração sexual online 

Por Kleber Karpov O 1º Ciclo de Formação de Letramento...

IGESDF recebe 38 novos computadores para impulsionar a telemedicina no SUS 

Por Kleber Karpov Milhares de pacientes do Sistema Único de...

Cartão Prato Cheio e restaurantes comunitários são apresentados como políticas de referência em evento do IGESDF

Por Kleber Karpov A Subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional...