Mais de 800 pessoas já foram atendidas pelo projeto Atendimento em Movimento

Iniciativa esteve na Candangolândia, Taguatinga e Sobradinho nesta semana para estreitar a comunicação entre a população e o poder público acolhendo demandas dos moradores

Por Catarina Loiola

A população de Sobradinho teve a oportunidade de relatar demandas ao Poder Público presencialmente nesta sexta-feira (13). O projeto Atendimento em Movimento esteve em dois pontos movimentados da cidade – em frente à Feira Permanente, na Quadra Central, e próximo à loja Casa Brasileira, na Quadra 8 – para receber os depoimentos dos moradores e, em seguida, repassá-los aos órgãos competentes. A ação é promovida pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Atendimento à Comunidade (Seac-DF).

As demandas são reunidas e encaminhadas para os órgãos responsáveis | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Lançado em julho deste ano, o projeto já realizou mais de 800 atendimentos no Varjão, Itapoã, Paranoá, Samambaia, Jardim Botânico, Gama, Guará, Riacho Fundo II, Santa Maria, Riacho Fundo, Sol Nascente/Pôr do Sol, Brazlândia, São Sebastião e Plano Piloto. Nesta semana, as equipes também estiveram na Candangolândia e em Taguatinga. O objetivo é alcançar todas as 35 regiões administrativas.

“Ir até o cidadão é uma das maiores estratégias desta gestão do GDF, uma vez que nem todos têm condições de se deslocar até um órgão público. É conversando com os cidadãos que podemos garantir voz para as comunidades, compartilhar programas e benefícios sociais que podem atendê-los e ainda identificar dificuldades comuns a uma região e trabalhar para resolvê-las de forma célere e integrada”, destacou a secretária de Atendimento à Comunidade, Clara Roriz.

As demandas são reunidas e encaminhadas para os órgãos responsáveis. Saúde, infraestrutura e segurança são os principais temas levantados pelos moradores. A resposta é comunicada aos cidadãos por e-mail, telefone e WhatsApp. O acolhimento ocorre em duas vans equipadas com computador, frigobar, armários, cafeteira e acesso adaptado para pessoas com deficiência ou alguma dificuldade de locomoção, proporcionando um ambiente confortável e acessível para todos.

Priscila Martins de Souza, massoterapeuta: “Me deram as orientações para ter uma resposta mais rápida. Achei esse projeto ótimo para a população”

A massoterapeuta Priscila Martins de Souza, 40 anos, foi atendida pela equipe estacionada em frente à feira de Sobradinho. Ela revelou que está esperando uma resposta governamental na área da educação e, agora, está com esperança de que sua demanda será resolvida. “Me deram as orientações para ter uma resposta mais rápida. Achei esse projeto ótimo para a população”, disse.

Já a vendedora Jéssica Dayane de Deus, 33 anos, conseguiu entender os detalhes de uma questão na área de assistência social. “O atendimento foi muito tranquilo. Me passaram informações que são mais difíceis de entender e até de conseguir por serem burocráticas. Agora é aguardar uma resposta, espero que dê certo”, contou.

Integrante da equipe que acolhe a população, a gerente de Atendimento à Comunidade, Paula Campos, explica que o projeto funciona como uma ponte entre o Executivo e a população. “Estamos aqui para acolher as demandas e encaminhá-las para os órgãos responsáveis, para que deem um retorno às pessoas e para a secretaria”, esclareceu.

TSE suspende campanha de Deltan Dellagnol ao Senado pelo Paraná

Por Kleber Karpov A campanha eleitoral de Deltan Dallagnol (Novo)...

Morre Paulo Roberto Teixeira, médico referência no combate à AIDS no Brasil

Por Kleber Karpov O médico Paulo Roberto Teixeira, figura proeminente...

Lula assina decreto de reajuste em 15% do Bolsa Família

Por Kleber Karpov O presidente da República, Luiz Inácio Lula...

Primeira Turma do STF mantém condenação de Eduardo Bolsonaro

Por Kleber Karpov A Suprema Corte brasileira concluiu o julgamento...

STJ mantém condenação da ex-deputada Flordelis a 50 anos de prisão

Por Kleber Karpov A Sexta Turma do Superior Tribunal de...

SUS vai ofertar canetas emagrecedoras para pacientes com obesidade

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde confirmou que pretende...

IGESDF abre processo seletivo para enfermeiros com foco em urgência e emergência

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Destaques

TSE suspende campanha de Deltan Dellagnol ao Senado pelo Paraná

Por Kleber Karpov A campanha eleitoral de Deltan Dallagnol (Novo)...

Morre Paulo Roberto Teixeira, médico referência no combate à AIDS no Brasil

Por Kleber Karpov O médico Paulo Roberto Teixeira, figura proeminente...

Lula assina decreto de reajuste em 15% do Bolsa Família

Por Kleber Karpov O presidente da República, Luiz Inácio Lula...

Primeira Turma do STF mantém condenação de Eduardo Bolsonaro

Por Kleber Karpov A Suprema Corte brasileira concluiu o julgamento...