Mais de 48 mil remédios entregues nos primeiros três meses de 2021

Parceria entre BRB e Secretaria de Saúde leva medicamentos de alto custo às casas de pacientes cadastrados

“É de suma importância que o usuário tenha o cadastro atualizado, inclusive endereço e telefone”Mariana Mantovani, gerente do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica

De janeiro a março deste ano, o programa Entrega de Medicamentos em Casa, fruto de parceria entre a Secretaria de Saúde (SES) e o BRB, entregou 48.846 medicamentos de alto custo aos pacientes cadastrados. A iniciativa tem tido sucesso e tornou-se fundamental para o atendimento dos pacientes, principalmente na pandemia de covid-19.

O objetivo do programa, que começou em 3 de abril de 2020, é evitar filas e aglomerações nas três unidades de farmácias de alto custo existentes no Distrito Federal. Durante todo o ano passado, foram entregues 95.654 medicamentos. Confira, abaixo, os números.

Arte: SES

Este ano, os dados seguem mostrando a eficiência da ação. Em janeiro, foram entregues 14.131 medicamentos, 8.152 desses diretamente em casa de pacientes; em fevereiro, 16.825, com 9.152 levados em casa. Já em março, 11.438 usuários em casa os medicamentos, do total de 18.890 unidades distribuídas.

“Para receber o medicamento em casa, o paciente deverá ser cadastrado no Ceaf [Componente Especializado da Assistência Farmacêutica]”, explica a gerente do Ceaf da SES, Mariana Mantovani. “É de suma importância que o usuário tenha o cadastro atualizado, inclusive endereço e telefone.”

33 milusuários são cadastrados nas farmácias de alto custo

A gestora lembra que também é preciso atualizar o cadastro na farmácia e ligar para o telefone (61) 3029-8080, das 8h às 18h, para agendar o recebimento dos remédios em sua residência. Os medicamentos só serão entregues ao próprio paciente ou a um representante legal, que também deve estar cadastrado na farmácia.

Atendimento presencial

Mesmo com as entregas feitas pelo programa, o atendimento nas três unidades das farmácias de alto custo – Gama, Ceilândia e Plano Piloto –  continua funcionando de segunda a sexta, das 7h às 19h; e, aos  sábados das 7h às 12h. Atualmente, são 33 mil usuários cadastrados nas farmácias do Ceaf.

19 Regiões Administrativas oferecem vacinação neste Sábado (20)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Enamed será requisito para exercício da medicina no Brasil

Por Kleber Karpov Estudantes de medicina que concluírem a graduação...

Educação em saúde alerta para impactos da busca pelo corpo perfeito

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Cardiologista Vanessa Campos assume comando da FEPECS

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas). nomeou...

Doar sangue salva vidas: STF adere à campanha Junho Vermelho

Por Kleber Karpov O Supremo Tribunal Federal (STF) iluminou seu...

Líderes comunitários recebem homenagem do GDF na Câmara Legislativa

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Destaques

19 Regiões Administrativas oferecem vacinação neste Sábado (20)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Enamed será requisito para exercício da medicina no Brasil

Por Kleber Karpov Estudantes de medicina que concluírem a graduação...

Você é pré-candidato? Agência lança plataforma com uso de IA para gestão de campanhas eleitorais. Com promoção de adesão

PUBLIEDITORIAL A Agência VW acaba de lançar a plataforma Comitê...

Educação em saúde alerta para impactos da busca pelo corpo perfeito

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Celina Leão encaminha à Câmara Legislativa, projetos de Lei que criam RAs Ponte Alta e 26 de Setembro

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...