19.5 C
Brasília
03 fev 2026 05:00

Lula confirma veto ao PL da Dosimetria que reduz penas de condenados pelo 8 de janeiro

Presidente afirma que crimes contra democracia exigem punição rigorosa e ressalta prerrogativa constitucional de rejeitar texto aprovado pelo Senado

Por Kleber Karpov

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quinta-feira (18/Dez), a decisão de vetar o Projeto de Lei da Dosimetria. A declaração ocorreu durante um café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto. O texto, aprovado recentemente pelo Senado, propõe a redução de penas para os envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 e na tentativa de golpe de Estado.

Lula argumentou que o processo judicial contra os responsáveis pelos ataques às sedes dos Três Poderes ainda não terminou. Para o chefe do Executivo, a iniciativa de abrandar as condenações neste momento desrespeita a gravidade dos fatos e a necessidade de responsabilização histórica.

“As pessoas que cometeram crime contra a democracia brasileira terão que pagar pelos atos cometidos contra esse país. Nem terminou o julgamento, ainda tem gente sendo condenada, e o pessoal já resolve diminuir as penas. Eu quero dizer para vocês que, com todo o respeito que eu tenho ao Congresso Nacional, a hora que chegar na minha mesa, eu vetarei. Isso não é segredo para ninguém”, afirmou Lula.

O presidente destacou ainda o jogo democrático entre os poderes. Ele reconheceu o direito do Legislativo de propor leis e, posteriormente, de tentar derrubar vetos presidenciais, mas reiterou a necessidade de investigar também os financiadores dos atos golpistas antes de qualquer anistia ou redução de pena.

Trâmite legislativo

O Senado Federal aprovou o PL da Dosimetria na última quarta-feira (17 de dezembro), em votação nominal que registrou 48 votos favoráveis e 25 contrários. O relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Esperidião Amin (PP-SC), defendeu que a medida visa “pacificar o país”.

A proposta altera o cálculo das penas para crimes contra o Estado Democrático de Direito. O texto determina que, quando praticadas no mesmo contexto, as infrações não devem ter penas somadas, mas sim a aplicação da sentença mais grave. A mudança reduz o tempo necessário para a progressão do regime fechado para o semiaberto ou aberto.

Impacto político

Especialistas apontam que as alterações podem beneficiar réus investigados, como o ex-presidente Jair Bolsonaro. A lista de possíveis beneficiados inclui militares da reserva que ocuparam cargos no governo anterior, como os generais Walter Braga Netto e Augusto Heleno, além do almirante Almir Garnier.

Em resposta à aprovação no Senado, as bancadas do PT, PSB, PCdoB e PSOL na Câmara dos Deputados acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF). Os parlamentares impetraram um mandado de segurança para suspender a tramitação do projeto, sob a alegação de que a proposta atenta contra a democracia.

“Nós precisamos levar muito a sério o que aconteceu no dia 8 de janeiro de 2023”, reforçou Lula ao encerrar o tema durante a coletiva.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

DF autoriza nomeação de docentes e técnicos para expansão da UnDF

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Dia D da Saúde promove combate à dengue e vacinação contra a febre amarela

Por Kleber Karpov Profissionais da Secretaria de Saúde do Distrito...

Destaques

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio Primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

DF autoriza nomeação de docentes e técnicos para expansão da UnDF

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Saúde do trabalhador: população ganha acesso ao painel de Vigilância à Saúde do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...