24.5 C
Brasília
17 mar 2025 02:18

Lucilene Florêncio contrata serviço de UTI Móvel para otimizar transferências de pacientes entre hospitais

Ambulâncias terão pessoal e equipamentos completos, incluindo equipes técnicas, mobiliários e insumos especializados

Por Larissa Lustoza

Com o objetivo de otimizar o uso das Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) e aumentar a qualidade do atendimento à população, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) contratou serviço de ambulâncias com UTI móveis para transporte de pacientes adultos, crianças e bebês. Com investimento de R$ 6,4 milhões, o serviço fará transferências entre hospitais, contando com pessoal e equipamentos completos, incluindo equipes técnicas, mobiliários e insumos especializados.

As UTIs móveis vão atender pacientes para internação, realização de exames e outros procedimentos médicos. As ambulâncias são equipadas com motorista, enfermeiro, médicos, equipamentos de monitorização, ventilação mecânica e outros necessários a pacientes graves. A expectativa é que o serviço comece a operar em 30 dias.

“Com esse serviço, vamos otimizar muito o transporte de pacientes internados. O deslocamento será feito de forma segura e com toda equipe e equipamentos necessários. Ganharemos em agilidade e poderemos ampliar o acesso da população à saúde, otimizando o giro de leitos”, reforça a secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio.

A gerente de Serviços de Terapia Intensiva da SES-DF, Priscila Domingues, explica que o serviço permitirá o transporte entre unidades com mais segurança e agilidade: “O objetivo é garantir que os pacientes graves ou de alta complexidade tenham acesso aos recursos necessários, potencializando o sucesso do tratamento e recuperação.”

De acordo com a gerente, as ambulâncias de suporte avançado são equipadas com tecnologias e com profissionais altamente capacitados e permitem que os pacientes recebam os cuidados médicos durante todo o percurso. “Esse tipo de serviço fortalece a rede de saúde e melhora a qualidade do atendimento”, enfatiza.

Crescimento da demanda

A contratação vem atender ao crescimento da demanda reprimida de transferências intra-hospitalares. A otimização do transporte por UTI móvel impacta diretamente no tempo de permanência no leito de UTI, na alta dos pacientes e na oferta de outros leitos.

O gerente de Regulação de Transporte Sanitário da SES-DF, Tiago Pessoa, destaca que o serviço é utilizado por toda a população: “Mesmo com plano de saúde, em caso de emergência, é o SUS que irá atender qualquer cidadão. O melhor serviço de emergência é o serviço que se encontra disponível no momento de necessidade”.

Pessoa ressalta que a contratação trará mais eficiência ao gasto público e melhorará a oferta dos serviços: “Economizaremos em inúmeros fatores, como agilidade do serviço e melhoria no atendimento. Essa contratação vai trazer mais economia aos cofres públicos”.

Em ato no Rio de Janeiro, Bolsonaro afirma que não fugirá do país

Por Daniella Almeida e Gilberto Costa O ex-presidente Jair Bolsonaro...

Semana da Mulher na CLDF começa na próxima segunda-feira (17)

Por Christopher Gama De 17 a 20 de março, a...

18 anos: Rio de Janeiro amplia faixa etária para vacinação contra a dengue

Por Douglas Corrêa A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do...

Festival Multicultural de Cinema chega à terceira edição em Sobradinho com recursos do FAC

Por Adriana Izel A cidade de Sobradinho vai respirar cultura entre...

DF inica semana com mais de 700 vagas de emprego

Por Thaís Umbelino As agências do trabalhador do Distrito Federal disponibilizam,...

Bolsonaro e Zucco montam estratégia para votação do PL da Anistia

Por Edgar Lisboa Milhares de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro...

Hugo Motta assume compromisso com a educação e anuncia comissão especial para debater o PNE

Em encontro na quinta-feira (13/Mar), o presidente da Câmara...

Destaques

Em ato no Rio de Janeiro, Bolsonaro afirma que não fugirá do país

Por Daniella Almeida e Gilberto Costa O ex-presidente Jair Bolsonaro...

Semana da Mulher na CLDF começa na próxima segunda-feira (17)

Por Christopher Gama De 17 a 20 de março, a...

18 anos: Rio de Janeiro amplia faixa etária para vacinação contra a dengue

Por Douglas Corrêa A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do...

Festival Multicultural de Cinema chega à terceira edição em Sobradinho com recursos do FAC

Por Adriana Izel A cidade de Sobradinho vai respirar cultura entre...

DF inica semana com mais de 700 vagas de emprego

Por Thaís Umbelino As agências do trabalhador do Distrito Federal disponibilizam,...