16.5 C
Brasília
23 maio 2025 08:24


Livro infantil de educação ambiental repercute situação das capivaras no DF

Com apoio da Sema-DF, Funam-DF e Universidade Católica de Brasília, fauna é ilustrada de forma dinâmica e divertida

Com o financiamento do Fundo do Meio Ambiente do Distrito Federal (Funam-DF), gerido pela Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (Sema-DF), a Universidade Católica de Brasília (UCB) desenvolveu uma aventura ilustrada de forma dinâmica e divertida na obra O novo lar de Orfeu, dentro do Projeto de Monitoramento das Capivaras da Orla do Lago Paranoá. Idealizado pelas professoras Melina Guimarães e Morgana Bruno (pesquisadoras da UCB), com ilustrações de Cris Eich, a obra encontra-se disponível. Para ter acesso, clique aqui.

História de Orfeu

Com apelo lúdico e ilustrações, o livro contém, ao final, importantes informações sobre o modo de vida das capivaras e como se proteger dos incômodos carrapatos. A história contada é simples e possui um conteúdo importante sobre a distribuição daquela fauna silvestre, os impactos que afetam suas populações, levando-as a colonizar novas áreas, além de problematizar a questão das queimadas no Cerrado e alguns de seus graves impactos.

Com apelo lúdico e belíssimas ilustrações, o livro contém, ao final, importantes informações sobre o modo de vida das capivaras e como se proteger dos incômodos carrapatos | Foto: Divulgação/Sema-DF

A obra faz parte de uma das metas do Projeto de Identificação e Monitoramento da População de Capivaras da Orla do Lago Paranoá, uma iniciativa voltada à pesquisa sobre a fauna e à educação ambiental visando a transmissão de conhecimento sobre as capivaras para a população. De acordo com a professora doutora Morgana Bruno, a ideia do lançamento é dar visibilidade ao projeto realizado com as capivaras na Orla do Lago Paranoá. “No livro, também estão presentes informações importantes, frutos da pesquisa. A ideia é promover a sensibilização das pessoas para uma convivência harmoniosa com a fauna urbana”, explica.

A presença de capivaras na Orla do Lago Paranoá é um indicador de qualidade ambiental, mas também apresenta desafios, especialmente por ser aquela uma área urbana densamente povoada. O projeto contribui para o conhecimento científico sobre a espécie e permite a tomada de decisões do poder público em relação à fauna silvestre.

Destaques

Cofen esclarece autonomia do enfermeiro na prescrição de anestésico local para sutura simples

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) emitiu um esclarecimento...

Enfermeiros reclamam de irregularidades no pagamento do piso salarial

Em audiência pública na Câmara dos Deputados para debater...

GDF institui o Dia do Farmacêutico no Calendário Oficial de Eventos

O governador Ibaneis Rocha sancionou o projeto de lei...

Tecnologia a serviço do cidadão: GDF inaugura centro pioneiro de inteligência artificial

Por Thaís Umbelino O início de uma nova etapa para...

Abrigo contra o frio na Asa Sul oferece 110 vagas para pessoas em situação de rua

O Governo do Distrito Federal (GDF) abriu um abrigo...