28.5 C
Brasília
23 jun 2025 15:28

Lei prevê punição para cadastrados que invadem área pública

Codhab alerta que, nessa situação, inscritos em programa habitacional para baixa renda podem perder o direito de receber moradia

Pessoas cadastradas em programa habitacional do Governo do Distrito Federal (GDF) para a população de baixa renda que invadirem áreas públicas, para fins de moradia, perderão 30% dos pontos de sua classificação ter acesso à casa própria, conforme prevê a Lei Distrital nº 2.576/2000.

Pessoas não cadastradas também serão impedidas de ter acesso a imóvel, se não desocuparem a área no prazo de 48 horas

O alerta foi divulgado nesta terça-feira (20) pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF).  Segundo o órgão,  poderá haver até exclusão de programas da empresa pública em razão dessa prática, diferentemente da ideia que podem ter os candidatos envolvidos em invasões com o objetivo infundado de acelerar a conquista do direito à moradia.

Sanções aos invasores

De acordo com a Codhab, o invasor que, notificado pelo órgão competente, não desocupar a área no prazo de 48 horas, perderá os pontos remanescentes de sua classificação, ficando permanentemente impedido de receber imóvel residencial por programa de habitação, gratuito ou não.

As pessoas não cadastradas em programa habitacional do GDF que também invadirem área pública, para fins de moradia, deverão desocupar o local conforme prazo determinado em notificação pelo órgão competente.

A não desocupação da área no prazo estabelecido acarretará ao invasor o impedimento permanente para inscrever-se e receber imóvel pelo programa habitacional.

Brasileira cai durante trilha a vulcão Rinjani na Indonésia e aguarda resgate há 300 metros da borda

Por Luciano Nascimento A embaixada brasileira em Jacarta, capital da...

Brasil condena ataques de Israel e dos EUA a instalações no Irã

Por Ana Cristina Campos O governo brasileiro vê com grave...

Vítimas tentavam desembarcar quando balão voltou a subir, diz delegado

Por Felipe Pontes O delegado-geral Ulisses Gabriel, chefe da Polícia...

Após tragédia, governo quer avançar em regulamentação do balonismo

O Ministério do Turismo informou por meio de nota...

Congresso aprova uso de emendas para salários de profissionais da saúde

O Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira (17) um projeto...

Inverno aumenta preocupação com vírus respiratórios

Por Tâmara Freire Os casos de síndrome respiratória aguda grave...

Destaques

Brasileira cai durante trilha a vulcão Rinjani na Indonésia e aguarda resgate há 300 metros da borda

Por Luciano Nascimento A embaixada brasileira em Jacarta, capital da...

Brasil condena ataques de Israel e dos EUA a instalações no Irã

Por Ana Cristina Campos O governo brasileiro vê com grave...

Biblioteca Nacional de Brasília abre inscrições para cursos gratuitos de inglês

Por Adriana Izel A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) abre,...

Campus Party Brasil encerra edição em Brasília com foco em inovação, tecnologia e busca por novos talentos

Por Thaís Miranda Depois de cinco dias de programação, a...

Vítimas tentavam desembarcar quando balão voltou a subir, diz delegado

Por Felipe Pontes O delegado-geral Ulisses Gabriel, chefe da Polícia...