Lei define 12 de março Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19

Data homenageia mais de 716 mil mortos pela doença e remete ao primeiro óbito registrado no Brasil

Por Kleber Karpov

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta segunda-feira (11/Mai), a lei que estabelece o dia 12 de março como o Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19. A sanção ocorreu durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, e oficializa a data para homenagear as mais de 716 mil pessoas que morreram em decorrência da doença no país. A escolha do dia, aprovado pelo Congresso Nacional no mês passado, remete ao falecimento da primeira vítima registrada no Brasil, a técnica de enfermagem Rosana Aparecida Urbano.

A cerimônia contou com a presença de representantes de associações de familiares de vítimas da covid-19. Os grupos cobram a responsabilização de profissionais que ajudaram a propagar desinformação sobre vacinas e tratamentos durante a maior crise sanitária da história do país. Em seu discurso, o presidente Lula criticou a condução “desastrosa” da pandemia pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Lula destacou a conivência de diversos segmentos, incluindo entidades médicas, na promoção de informações falsas. “Temos que dizer em alto e bom som a quantidade de médicos que receitavam cloroquina e a quantidade de gente que dizia que a vacina fazia as pessoas virarem gays, virarem jacaré, que fazia todo o mal a crianças. Se a gente não der o nome, as pessoas não serão conhecidas”, disse o presidente.

Reflexão sobre futuras pandemias

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que a nova data será um momento importante para o debate e a reflexão sobre o enfrentamento de crises sanitárias. Segundo o ministro, a maioria dos brasileiros conhece familiares ou pessoas que morreram em decorrência da infecção, especialmente pela demora na chegada das vacinas.

“O presidente sanciona esse projeto, sanção integral do projeto, para que fique marcado, e todo ano a gente possa falar sobre isso, não só no dia específico, mas ao longo de todo ano, a gente possa discutir o que é necessário para enfrentar futuras pandemias, sobretudo continuar cuidando das vítimas e dos seus familiares que estão afetados dessa pandemia”, disse Padilha.

Memorial e avanço na vacinação

A criação do dia nacional se soma a outras iniciativas, como o Memorial da Pandemia, inaugurado pelo Ministério da Saúde no Rio de Janeiro no mês anterior. O espaço, localizado no Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS), foi reaberto após um investimento de aproximadamente R$ 15 milhões em obras de recuperação para homenagear as mais de 700 mil vítimas.

O ministro Padilha também informou sobre a melhora nos indicadores de vacinação no país desde o início do novo governo, que haviam registrado queda acentuada na gestão anterior. Segundo ele, o Brasil alcançou ao final de 2025 a melhor cobertura vacinal dos últimos nove anos.

“Chegamos ao final de 2025 com a melhor cobertura vacinal dos últimos 9 anos, graças à parceria com os estados, com os municípios, com os conselhos, com os profissionais de saúde. As coberturas vacinais infantis, quando a gente assumiu em 2023, estava abaixo de 80%. Hoje, todas elas tão acima de 90%”, disse.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

 

STF afasta Daniel Brandão, presidente do Tribunal de Contas do Maranhão por 180 dias

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Uso de medicamento oferecido no SUS reduz casos de malária no Brasil

Por Kleber Karpov O Brasil registrou uma queda de 30%...

Lula inicia campanha presidencial no ABC Paulista

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

DF conta com dez candidatos ao GDF

Por Kleber Karpov A corrida eleitoral pelo Governo do Distrito...

Saiba quem são os 13 candidatos à presidência da República do Brasil

Por Kleber Karpov A disputa pela Presidência da República em...

Destaques

STF afasta Daniel Brandão, presidente do Tribunal de Contas do Maranhão por 180 dias

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Uso de medicamento oferecido no SUS reduz casos de malária no Brasil

Por Kleber Karpov O Brasil registrou uma queda de 30%...

Lula inicia campanha presidencial no ABC Paulista

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

A realidade bate a porta: Ato de Flávio Bolsonaro reúne 8,9 mil pessoas em Capacabana

Por Kleber Karpov O ato de lançamento da campanha do...