Inscrições para os centros interescolares de línguas vão até o dia 10

Serão oferecidos cursos de inglês, espanhol, francês e japonês nos 17 CILs do Distrito Federal

Por Thaís Umbelino

As inscrições para os cursos do primeiro semestre de 2025 nos centros interescolares de línguas (CILs) do Distrito Federal começam neste sábado (4) e seguem até o dia 10, pelo link disponibilizado pela Secretaria de Educação. Serão oferecidos cursos de inglês, espanhol, francês e japonês.

A língua japonesa é uma das opções disponíveis nos cursos dos centros interescolares | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

As vagas são destinadas a estudantes da rede pública do DF, alunos de colégios militares e à comunidade em geral, a partir do 6º ano do ensino fundamental. Os alunos que vão ingressar na rede pública este ano só poderão fazer a inscrição a partir de segunda-feira (6). Ao acessar o portal, os alunos encontrarão diferentes áreas para cada situação (Estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal, dos Colégios Militares [Colégio Militar de Brasília, Colégio Militar Dom Pedro II, Colégio Militar Tiradentes] e Comunidade em geral) e deverão indicar em qual categoria se encontram.

Diferentemente dos anos anteriores, em 2025 o período de inscrições será único para todos os públicos, com sorteios organizados em etapas, conforme o grupo de pertencimento do candidato.

“Aprender uma língua estrangeira desenvolve habilidades cognitivas, memória e capacidade de resolução de problemas, além de ser um diferencial no mercado de trabalho e na trajetória acadêmica”

Francis Ferreira, subsecretária de Planejamento
Acompanhamento e Avaliação

O processo ocorrerá em três etapas. Primeiramente, serão sorteadas as vagas para estudantes da rede pública; em seguida, para os alunos dos colégios militares de Brasília e Dom Pedro II. Por último, as vagas remanescentes serão destinadas à comunidade.

Segundo a subsecretária de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação da Secretaria de Educação (SEEDF), Francis Ferreira, a mudança marca um avanço na gestão dos CILs. “Essa medida reforça o compromisso da Secretaria de Educação com a equidade e a transparência, além de permitir um planejamento mais eficiente das vagas”, afirma.

A unificação do período de inscrição busca também simplificar o processo para estudantes e familiares. “Aprender uma língua estrangeira desenvolve habilidades cognitivas, memória e capacidade de resolução de problemas, além de ser um diferencial no mercado de trabalho e na trajetória acadêmica”, ressalta a subsecretária.

Os 17 CILs do Distrito Federal disponibilizarão vagas, em quantidade ainda a ser especificada. Os resultados do sorteio para estudantes da rede pública (primeira e segunda chamadas) serão divulgados no site oficial nos dias 20 deste mês e 3 de fevereiro, respectivamente. Já as vagas remanescentes para a comunidade serão anunciadas em 19 de fevereiro.

Cronograma de matrículas

⇒ Rede pública (primeira chamada): 20 a 24 deste mês
⇒ Rede pública e colégios militares (segunda chamada): 3 a 10 de fevereiro
⇒ Comunidade: 20 e 21 de fevereiro

Documentos necessários para matrícula

⇒ Original e cópia da certidão de nascimento ou RG do estudante
⇒ CPF do estudante
⇒ RG e CPF do responsável legal (caso o estudante seja menor de idade)
⇒ Duas fotos 3×4
⇒ Comprovante de residência ou declaração, conforme a lei distrital nº 4.225/2008
⇒ Comprovante de tipagem sanguínea e fator RH (lei distrital nº 4.379/2009)
⇒ Carteira de vacinação atualizada (lei distrital nº 6.345/2019)
⇒ Declaração de escolaridade.

Para mais informações, acesse o site oficial da Secretaria de Educação.

Procon-DF multa Itaú em R$ 420 mil após condenação em 14 processos

Por Kleber Karpov O Instituto de Defesa do Consumidor do...

Celina Leão discute moradia regular e planejamento urbano com lideranças do setor imobiliário

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

Celina Leão entrega reforma da Unidade Neonatal do HMIB

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

Secretaria de Saúde de SP investiga novo caso suspeito de ebola

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado da Saúde de...

Governo federal institui Política de Qualidade e Segurança do Paciente no SUS

Por Kleber Karpov O Governo federal, por meio do Ministério...

CFM lança sistema de IA para ampliar fiscalização do ato médico

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Medicina (CFM) lançou...

Polícia faz ação para cumprir 56 mandados de prisão na Maré, no Rio

Por Kleber Karpov As polícias Civil e Militar realizam, nesta...

Destaques

Etiqueta Respiratória: Gestos simples podem interromper a transmissão de gripe, covid-19 e outras doenças

Por Kleber Karpov Com o aumento de casos de síndrome...

Procon-DF multa Itaú em R$ 420 mil após condenação em 14 processos

Por Kleber Karpov O Instituto de Defesa do Consumidor do...

Celina Leão discute moradia regular e planejamento urbano com lideranças do setor imobiliário

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

Celina Leão entrega reforma da Unidade Neonatal do HMIB

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

Secretaria de Saúde de SP investiga novo caso suspeito de ebola

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado da Saúde de...