Inscrições para o curso da Fábrica Social terminam nesta quarta (22)

Os interessados serão qualificados profissionalmente em corte e costura, com aulas teóricas e práticas

Termina nesta quarta-feira (22), o prazo para participação nas 600 vagas do curso de corte e costura da Fábrica Social. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet) ou em uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Fábrica Social capacita profissionais para atuação no mercado de trabalho e como empreendedores individuais | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Podem se inscrever pessoas a partir de 16 anos que façam parte do Cadastro Único, possuam renda familiar per capita de até R$ 200 e não tenham participado de nenhum processo anterior de capacitação e qualificação no programa Fábrica Social. As vagas também incluem oportunidades para pessoas com deficiência (PcDs), idosos, imigrantes (em situação regular no país) e jovens originários de unidades de acolhimento.

No curso, há ensinamentos sobre corte e costura, moda e reaproveitamento de materiais. Em dezembro, será iniciada a parte teórica, com regramentos e familiarização dos conteúdos. Já a parte prática começa em janeiro de 2024.

Formação

As aulas têm duração de 12 meses, sendo ministradas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h ou das 14h às 18h. Os participantes recebem uniforme, lanche, auxílio de R$ 304 e vale-transporte.

A apresentação da documentação original para efetivação da matrícula vai do dia 27 deste mês a 8 de dezembro, e a lista dos selecionados será divulgada no site da Sedet. A previsão é que as atividades na Fábrica Social se iniciem em 18 de dezembro.

O centro de capacitação e qualificação profissional da Fábrica Social tem como objetivo formar profissionais para o ingresso no mercado de trabalho ou como empreendedores individuais.

Entre os módulos oferecidos no curso, há aulas de empreendedorismo e qualificação social, abordando comportamento no mercado de trabalho, autoconhecimento, relações interpessoais, o que é exigido numa entrevista, proatividade, inteligência emocional e empoderamento.

TSE suspende campanha de Deltan Dellagnol ao Senado pelo Paraná

Por Kleber Karpov A campanha eleitoral de Deltan Dallagnol (Novo)...

Morre Paulo Roberto Teixeira, médico referência no combate à AIDS no Brasil

Por Kleber Karpov O médico Paulo Roberto Teixeira, figura proeminente...

Lula assina decreto de reajuste em 15% do Bolsa Família

Por Kleber Karpov O presidente da República, Luiz Inácio Lula...

Primeira Turma do STF mantém condenação de Eduardo Bolsonaro

Por Kleber Karpov A Suprema Corte brasileira concluiu o julgamento...

STJ mantém condenação da ex-deputada Flordelis a 50 anos de prisão

Por Kleber Karpov A Sexta Turma do Superior Tribunal de...

SUS vai ofertar canetas emagrecedoras para pacientes com obesidade

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde confirmou que pretende...

IGESDF abre processo seletivo para enfermeiros com foco em urgência e emergência

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Destaques

TSE suspende campanha de Deltan Dellagnol ao Senado pelo Paraná

Por Kleber Karpov A campanha eleitoral de Deltan Dallagnol (Novo)...

Morre Paulo Roberto Teixeira, médico referência no combate à AIDS no Brasil

Por Kleber Karpov O médico Paulo Roberto Teixeira, figura proeminente...

Lula assina decreto de reajuste em 15% do Bolsa Família

Por Kleber Karpov O presidente da República, Luiz Inácio Lula...

Primeira Turma do STF mantém condenação de Eduardo Bolsonaro

Por Kleber Karpov A Suprema Corte brasileira concluiu o julgamento...