19.5 C
Brasília
03 fev 2026 05:15

InovaSAM: projeto da Secretaria de Saúde é selecionado para o CoLabs 2025

Programa nacional de aceleração e mentoria em inovação seleciona proposta que cria um sistema de monitoramento do tempo de permanência dos pacientes com transtornos mentais nos leitos da rede pública do DF

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), por meio da Subsecretaria de Saúde Mental (Susam), teve o projeto de inovação InovaSAM selecionado para o CoLabs 2025, programa nacional de aceleração e mentoria em inovação promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid). O resultado foi divulgado no dia 8 de julho.

A proposta da SES-DF está entre as 20 selecionadas em todo o país, dentre as mais de 50 que foram inscritas por instituições dos três Poderes e das esferas Federal, Estadual e Municipal. As equipes selecionadas passarão por uma jornada de 12 meses com mentoria e apoio técnico do Laboratório de Inovação em Governo (Gnova Lab) da Enap para desenvolverem o seu projeto.

Como funciona

O InovaSAM propõe um sistema inteligente de monitoramento do tempo de permanência de pacientes com sofrimento ou transtornos mentais – inclusive aqueles com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas – nas unidades habilitadas para atenção em saúde mental no DF.

O projeto de inovação é coordenado pela especialista em saúde Keyla Almeida com apoio da subsecretária da Susam, Fernanda Falcomer. “Esse é um projeto de vanguarda, que visa utilizar tecnologias modernas e estimular a inovação a favor do cuidado em saúde mental da população, contribuindo para uma gestão pública eficiente, pautada em evidências no Distrito Federal”, afirma Falcomer.

Keyla Almeida explica que o sistema InovaSAM permitirá a obtenção de informações mais precisas sobre o número de leitos disponíveis para saúde mental na rede distrital. “O objetivo é utilizar mecanismos de inteligência artificial (IA) e big data como ferramenta de apoio para o desenvolvimento desse sistema. A ideia é coletar todas as informações disponíveis nas nossas bases de dados públicas – por exemplo da SES-DF e do Ministério da Saúde –, extrair desses dados informações úteis e, a partir daí, conseguir uma resposta em tempo real sobre a taxa de ocupação de leitos. Isso vem aprimorar o fluxo da assistência do paciente de saúde mental dentro da SES-DF”, afirma.

CoLabs

O CoLabs consiste em um programa de aceleração e mentoria de equipes para o desenvolvimento de competências e capacidades de inovação no enfrentamento de problemas públicos complexos. As equipes selecionadas receberão apoio metodológico do Gnova Lab durante uma jornada de aproximadamente 12 meses.

A participação no CoLabs reforça o compromisso da SES-DF com a inovação na gestão pública e com a melhoria da atenção psicossocial no Distrito Federal.
 

Destaques

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio Primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

DF autoriza nomeação de docentes e técnicos para expansão da UnDF

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Hackathon: 128 inscritos entram na disputa por soluções para modernizar o Participa DF

Por Redação O 1º Hackathon em Controle Social do Governo...