IGESDF adere a plano nacional de prevenção à irregularidades

Formulado pelo Tribunal de Contas da União e pela controladoria federal, programa propõe melhoria das ferramentas de gestão

Com o objetivo de fortalecer a política de transparência e combate à corrupção, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) aderiu, na segunda-feira (20), ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC).

Iniciativa da Rede de Controle de Gestão Pública regulada pela Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU), o PNPC tem como objetivo reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos.

Para o controlador interno do Iges-DF, Daniel Alves, a participação do instituto no programa vai ajudar a aferir o nível de maturidade das ações que vêm sendo tomadas “para a melhoria contínua das ferramentas internas e externas no combate à corrupção”. Já o coordenador de Compliance e Governança do instituto, Eduardo Corrêa, ressaltou que “a autoavaliação é importante para identificar se estamos no caminho certo e quais ações precisamos priorizar.”

Para adesão ao PNPC, foi preenchido um formulário disponibilizado na plataforma on-line e-Prevenção. Entre os temas abordados no diagnóstico on-line estavam Prevenção, Detecção, Investigação, Correção, Monitoramento, Transparência e Investigação.

“A participação do instituto no programa vai ajudar a aferir o nível de maturidade das ações que vêm sendo tomadas para a melhoria contínua das ferramentas internas e externas no combate à corrupção”Daniel Alves, controlador-interno do Iges-DF

Após o preenchimento do formulário, o PNPC oferece um plano de ação específico para cada instituição integrada, com sugestões e propostas, oferecendo um diagnóstico sobre os pontos vulneráveis e suscetíveis que podem levar à corrupção. O programa ainda fornece orientações e treinamentos, além de dispor de parcerias com órgãos e entidades públicas e privadas para implantação de mecanismos de controle à corrupção.

O PNPC conta com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Solidariedade feita à mão leva 80 turbantes a pacientes oncológicas do Hospital de Base

Por Kleber Karpov Um mutirão de artesanato movido pela solidariedade...

Anvisa interdita parte de terminal no Porto de Santos (SP)

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Fux rebate críticas e diz ter percepção de que bets devem ser banidas

Por Kleber Karpov O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Campanha alerta para doença em diabéticos que pode causar cegueira

Por Kleber Karpov A partir do primeiro dia do mês,...

Guará abre inscrições para escolha do novo gerente de Cultura

Por Kleber Karpov A comunidade voltada à produção artística do...

Destaques

Solidariedade feita à mão leva 80 turbantes a pacientes oncológicas do Hospital de Base

Por Kleber Karpov Um mutirão de artesanato movido pela solidariedade...

Anvisa interdita parte de terminal no Porto de Santos (SP)

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Fux rebate críticas e diz ter percepção de que bets devem ser banidas

Por Kleber Karpov O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),...

565 vagas: Secretaria lança processo seletivo para residência em áreas profissionais

Por Kleber Karpov A Fundação de Ensino e Pesquisa em...

Eleições de meio de mandato: americanos vão às urnas em votação que pode redefinir o poder de Trump no Congresso

Por Kleber Karpov As eleições de meio de mandato, conhecidas...