20.5 C
Brasília
16 mar 2026 23:49

Ibaneis dá posse a novo secretário de Saúde

Ibaneis Rocha e o recém-nomeado secretário Juracy Cavalcante Lacerda Júnior conversaram sobre o trabalho da saúde pública; Cléber Monteiro, que será indicado para comandar o IgesDF, também participou da agenda desta segunda-feira (24)

Por Ian Ferraz

O governador Ibaneis Rocha empossou o novo secretário de Saúde, o médico Juracy Cavalcante Lacerda Júnior. O ato ocorreu na manhã desta segunda-feira (24), no gabinete do chefe do Executivo. Na ocasião, ele também recebeu o atual vice-presidente do Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal (IgesDF), Cléber Monteiro, nome que será indicado à presidência do instituto na terça-feira (25).

Juracy Cavalcante Lacerda Júnior: “Temos que trabalhar em rede e atender a população, então vou me ambientar para juntar o time de gestores e, obviamente, vou contar muito com a colaboração de todos os servidores da pasta” | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

“Temos que mostrar um gesto para os servidores da Saúde nesse exato momento, do nosso compromisso com o SUS fortalecido, com o sistema que precisa ser reformulado, mas permanecendo com os servidores públicos”, afirmou o governador.

“O Juracy é uma pessoa que conheço desde a infância e se preparou para este cargo de médico e para a gestão na área hospitalar; e o Cléber Monteiro, que será aprovado pela CLDF, é uma das pessoas que têm prestado inúmeros serviços ao DF e estava como vice-presidente, então conhece os servidores e o trabalho a ser desenvolvido”

Ibaneis Rocha
Governador

Juracy Cavalcante foi anunciado como titular da pasta no dia 20 deste mês. Ele presidia o IgesDF e assumiu o lugar da médica Lucilene Florêncio, que pediu desligamento da secretaria. O governador Ibaneis voltou a agradecer à ex-titular da pasta pelos serviços prestados e falou sobre o novo secretário de Saúde e o nome indicado ao IgesDF.

Prioridades

“O Juracy é uma pessoa que conheço desde a infância e se preparou para este cargo de médico e para a gestão na área hospitalar; e o Cléber Monteiro, que será aprovado pela CLDF [Câmara Legislativa do Distrito Federal], é uma das pessoas que têm prestado inúmeros serviços ao DF e estava como vice-presidente, então conhece os servidores e o trabalho a ser desenvolvido”, ressaltou o governador.

“Meu tipo de gestão é sempre estando na ponta, indo aos locais, conhecer os problemas, conversar com os servidores e buscar soluções, sempre ouvindo a população e sempre ouvindo os nossos servidores”

Cléber Monteiro, que será o novo presidente do IgesDF

Nesta primeira semana de trabalho, Juracy Cavalcante Lacerda Júnior vai definir as prioridades para a pasta, concentrando nos maiores gargalos e avaliando as necessidades de contratação.

“Temos que trabalhar em rede e atender a população, então vou me ambientar para juntar o time de gestores, e o que pretendo fazer é um princípio de Pareto [teoria segundo a qual, para muitos trabalhos, 80% dos resultados advêm de 20% das causas], selecionar 20 grandes problemas com maior repetição para atacarmos de imediato – e, obviamente, eu vou contar muito com a colaboração de todos os servidores da pasta”, pontuou.

Sistema Único de Saúde

Juracy Cavalcante reforçou ser um defensor do Sistema Único de Saúde. “Não estou aqui para privatizar nada, como muitos têm dito; estou para agregar e dialogar”, ressaltou. Essa posição foi reforçada por Cléber Monteiro: “O serviço de saúde é essencial, e nós somos defensores do SUS; nada de privatização”.

Indicado para presidir o IgesDF, Monteiro precisa passar pelo crivo da CLDF, rito necessário sempre que um nome é indicado para comandar o instituto. Caso aprovado, ele pretende continuar o trabalho de Juracy Cavalcante.

“Meu tipo de gestão é sempre estando na ponta, indo aos locais, conhecer os problemas, conversar com os servidores e buscar soluções, sempre ouvindo a população e os nossos servidores”, declarou.

Ministério da Saúde aumenta em 15% os repasses para hemodiálises

Por Klebe Karpov O Sistema Único de Saúde (SUS) receberá...

Médica é morta a tiros por policiais militares em abordagem no Rio

Por Kleber Karpov A médica Gabriela Monteiro, de 30 anos,...

Mutirão da Febraban para negociar dívidas com bancos vai até 31 de março

Por Redação A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em conjunto...

IRPF 2026 deve realizar restituição automaticamente à pequenos contribuintes

Por Kleber Karpov A Receita Federal anunciou a implementação do...

Festival de reggae celebra 27 anos de Dida Rodriguez e Banda Alínea 11 na Torre de TV

Por Kleber Karpov Brasília será palco do Festival de Reggae...

MPF pede condenação de Ratinho e SBT por falas transfóbicas contra Erika Hilton

Por Kleber Karpov O Ministério Público Federal (MPF) protocolou uma...

Saúde abre 310 vagas de especialização em enfermagem neonatal

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde (MS) anunciou a...

Internato no DF Star Bolsonaro tem piora da função renal e aumento de inflamação

Por Kleber Karpov O ex-presidente Jair Bolsonaro registrou uma piora...

Destaques

Ministério da Saúde aumenta em 15% os repasses para hemodiálises

Por Klebe Karpov O Sistema Único de Saúde (SUS) receberá...

Médica é morta a tiros por policiais militares em abordagem no Rio

Por Kleber Karpov A médica Gabriela Monteiro, de 30 anos,...

Mutirão da Febraban para negociar dívidas com bancos vai até 31 de março

Por Redação A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em conjunto...

IRPF 2026 deve realizar restituição automaticamente à pequenos contribuintes

Por Kleber Karpov A Receita Federal anunciou a implementação do...

Festival de reggae celebra 27 anos de Dida Rodriguez e Banda Alínea 11 na Torre de TV

Por Kleber Karpov Brasília será palco do Festival de Reggae...