Ibaneis conclui pagamento do reajuste de 18% para servidores público

Terceira e última parcela do reajuste foi incluída na folha de julho, beneficiando cerca de 160 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas

O Governo do Distrito Federal (GDF) concluiu, neste mês de julho, o pagamento do reajuste salarial linear de 18% para os servidores públicos distritais. A correção foi implementada de forma escalonada, em três parcelas anuais de 6%, distribuídas ao longo de 2023, 2024 e 2025.

Com o depósito da terceira e última parcela, o reajuste total de 18% concedido ao funcionalismo está agora integralmente incorporado aos salários. A medida beneficia aproximadamente 160 mil servidores, incluindo ativos, aposentados e pensionistas da administração direta, autárquica e fundacional do DF — com exceção das forças de segurança (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar), que recebem via Fundo Constitucional do DF.

O pagamento da folha reajustada foi realizado em etapas. Os primeiros a receber, ainda na quarta-feira (30/7), foram os aposentados e pensionistas vinculados ao Iprev. Em seguida, na sexta-feira (1º/8), foi a vez dos servidores da área administrativa. Por fim, nesta segunda-feira (4/8), os proventos dos servidores da saúde e da educação estão sendo depositados com o novo valor.

Entenda

Em 2022, o GDF finalizou o pagamento da terceira parcela do reajuste prometido originalmente em 2012, durante a gestão do ex-governador Agnelo Queiroz — que havia sido suspenso por questões orçamentárias e judiciais ao longo dos anos seguintes.

Após esse acerto, a atual gestão decidiu conceder um novo reajuste ao funcionalismo distrital. “Dia importante para todos nós e, principalmente, para os servidores do DF. Na gestão passada, honramos o pagamento da terceira parcela do reajuste e agora vamos conceder o aumento. A intenção é valorizar cada vez mais os servidores e valorizar ainda mais os concursos públicos”, disse o governador Ibaneis Rocha, durante evento de sanção da lei que autorizou o reajuste de 18%, no Palácio do Buriti, em 2022.

PCDF investiga suspeitos de planejar atentados no período eleitoral

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)...

Brasil repudia revogação de visto de embaixadora nos EUA por parte do governo de Trump

Por Kleber Karpov O governo brasileiro repudiou, nesta terça-feira (4),...

Grupo de 25 estados dos EUA contestam tarifas de Trump na Justiça

Por Kleber Karpov Um grupo de 25 estados norte-americanos, liderados...

Gabriela Hardt ex-juíza da Lava Jato é afastada por dois anos pelo CNJ

Por Kleber Karpov O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu,...

CNJ acaba com aposentadoria compulsória como punição máxima para juiz

Por Kleber Karpov O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou,...

Carol Dartora aciona TSE para impedir retrocesso no financiamento de candidaturas negras

Por Kleber Karpov A deputada federal Carol Dartora (PT-PR) encaminhou...

Destaques

Queima de lixo e vegetação é crime ambiental e eleva risco de incêndio durante o período de seca

Por Kleber Karpov A queima de lixo, vegetação e restos...

Secretaria libera R$ 42,1 milhões para pagamento do Cartão Gás, Cartão Prato Cheio e DF Social

Por Kleber Karpov Um total de R$ 42,1 milhões foi...

PCDF investiga suspeitos de planejar atentados no período eleitoral

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)...

Brasil repudia revogação de visto de embaixadora nos EUA por parte do governo de Trump

Por Kleber Karpov O governo brasileiro repudiou, nesta terça-feira (4),...

Grupo de 25 estados dos EUA contestam tarifas de Trump na Justiça

Por Kleber Karpov Um grupo de 25 estados norte-americanos, liderados...