20.5 C
Brasília
11 jul 2025 15:37

Hospital de Santa Maria: Estrutura nova e condições precárias de atendimento

Em visita ao Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), nesta quarta-feira (08), o presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF), Dr. Gutemberg, constatou que a unidade, uma das mais amplas e mais recentes de toda a rede – inaugurada em 2008 – é o retrato do descaso por parte da gestão pública. Faltam médicos, sobram pacientes e não há, sequer, insumos para a realização de vários procedimentos, desde os mais simples aos mais complexos.

Segundo relatos de médicos e outros servidores, o déficit de pessoal é o principal problema no HRSM. Há apenas um anestesista para todo o hospital o que, na maioria das vezes, impede o fluxo de cirurgias. Por conta disso, além da falta de material, alguns pacientes, como os da ortopedia, por exemplo, chegam a aguardar mais de 60 dias para conseguir fazer uma cirurgia. “É simplesmente impossível. É criminoso o que acontece aqui. A gestão não nos dá condições alguma de exercer o nosso trabalho”, destaca um médico.

Na área de Ginecologia e Obstetrícia, a realidade não é diferente. Durante a visita do presidente do SindMédico-DF, havia apenas uma pediatra para atender toda a demanda. “É por isso que os pediatras não ficam aqui. Eles pedem exoneração porque a sobrecarga de trabalho é desumana”, disse um dos servidores do HRSM. Além disso, vale lembrar, o HRSM é referência para nascimentos de alto risco, no entanto não há classificação na porta, o que dificulta ainda mais o serviço que já sofre com o déficit de médicos, incluindo obstetras.

Os médicos do HRSM afirmaram ainda que as mudanças na Atenção Primária dificultaram ainda mais o trabalho, pois as supostas conversões das Unidade Básicas de Saúde (UBS) apenas desorganizaram ainda mais a rede. “Ficamos totalmente sobrecarregados. Ninguém está sabendo direito o que está acontecendo”, relatou um servidor. “E isso, muitas vezes, com apenas um médico por plantão no Pronto-Socorro, como aconteceu, por exemplo, no último domingo”, completou.

Outra reclamação dos servidores do HRSM é que, apesar da estrutura do hospital, os materiais, de forma geral, estão muito defasados, além de faltarem muitos que são essenciais. “Continua um caos na ortopedia de toda a rede, por exemplo. Não podemos fazer cirurgias porque faltam parafusos. E aí não dá para ficar fazendo gambiarra nos pacientes. Mas, o que nos parece, é que a gestão quer isso”, salienta um médico da unidade.

Além de todos os problemas relatados, as recorrentes quedas no sistema trackare, de controle de prontuários, atrapalham toda a rotina dos médicos: eles não conseguem fazer a dispensação de medicamentos com o formulário eletrônico fora do ar.

“O que vimos aqui é lamentável e o pior é que não se difere dos outros hospitais do SUS-DF. O GDF simplesmente abandonou a gestão dos hospitais e deixa a população sem acesso a um direito constitucional, a saúde pública. Vamos, novamente, denunciar esse descaso aos órgãos de controle para tomem uma providência. Sem médicos, sem medicamento e sem material não tem como fazer atendimento”, disse, ao fim da visita, o presidente do SindMédico-DF, Dr. Gutemberg.

Fonte: SindMédico-DF

Até quando vamos aceitar a violência de quem deveria nos proteger?

Por Gustavo Frasão Imagine a cena: um homem está com...

Preço da gasolina cai após fiscalização do Procon no Distrito Federal

O Procon, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e...

Cursos gratuitos do Detran-DF estão com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para os cursos Revisão para...

GDF deve contratar 2,8 mil cirurgias de hérnia e vesícula na rede complementar

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) publicou,...

Lula diz que Brics seguirá discutindo alternativas ao dólar

Por Pedro Rafael Vilela O presidente Luiz Inácio Lula da...

Ruanda celebra o Kwibohora 31: um marco de liberdade e reconstrução

Da Redação No dia 4 de julho, Ruanda celebra o...

Destaques

Até quando vamos aceitar a violência de quem deveria nos proteger?

Por Gustavo Frasão Imagine a cena: um homem está com...

Brasília recebe primeira edição do Boxing Pro Combat com campeões olímpicos

Brasília será palco, no próximo dia 2 de agosto,...

Preço da gasolina cai após fiscalização do Procon no Distrito Federal

O Procon, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e...

Cursos gratuitos do Detran-DF estão com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para os cursos Revisão para...

GDF inova com tecnologia em paradas de ônibus para consulta de horários do transporte público em tempo real

Por Karol Ribeiro A partir desta quinta-feira (10), dez paradas...