19.5 C
Brasília
10 fev 2026 02:33

Hospital Cidade do Sol completa dois anos e se consolida como referência em atendimento humanizado

Unidade de retaguarda garante continuidade do tratamento e recebe pacientes de toda a rede pública de saúde do DF

Por Kleber Karpov

O Hospital Cidade do Sol (HSol), situado na Região Administrativa Sol Nascente/Pôr do Sol, completa nesta terça-feira (10/Fev), dois anos de funcionamento. A unidade, considerada estratégica no DF, opera na condição de hospital de retaguarda e com alta taxa de fluxo de internações registrou, em janeiro desse ano, uma taxa de ocupação de 93,7% apenas em janeiro de 2026, com 4.462 admissões, desde a inauguração. Mas o HSol, sob gestão do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IGESDF) e pela Secretaria de Saúde (SES-DF), se destaca enquanto referência na entrega de acolhimento humanizado, com foco no respeito à dignidade do paciente.

O perfil do HSol é voltado ao suporte de pacientes de baixa e média complexidade que necessitam concluir ciclos de tratamento, como antibioticoterapia ou estabilização clínica. Ao absorver esse público, o hospital contribui diretamente para reduzir a pressão sobre unidades de urgência e alta complexidade, como o Hospital de Base (HBDF) e o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). Essa dinâmica permite a liberação de leitos críticos em outras pontas da rede, agilizando o atendimento de casos mais graves em todo o Distrito Federal.

A gerente da unidade, Júlia Gurgel, afirma que o papel do hospital deve ir além da assistência clínica convencional. Segundo a gestora, a equipe busca garantir que cada paciente se sinta acolhido e respeitado em suas necessidades físicas, emocionais e sociais. O modelo de gestão foca na organização do fluxo assistencial para assegurar que a transição do paciente entre as unidades de saúde ocorra de forma segura e eficiente até a plena recuperação.

Humanização e cuidados paliativos

HSol é referência em oferta de acolhimento e atendimento humanizado – Fotos por: Alberto Ruy/IGESDF

A unidade se destaca pela implementação de projetos que buscam tornar o período de internação menos traumático, como o “Prontuário Afetivo”. A iniciativa registra preferências pessoais, apelidos e histórias de vida dos internados, permitindo que a equipe multidisciplinar ofereça um cuidado personalizado. Atividades como fisioterapia ao ar livre, sessões de cinema e momentos culturais integram a rotina terapêutica, promovendo bem-estar emocional e auxiliando na reabilitação dos pacientes atendidos.

Outro serviço de relevância no HSol é a área de cuidados paliativos, que dispõe de dez leitos exclusivos para pacientes com doenças graves ou ameaçadoras da vida. A assistência é realizada por uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas. O objetivo é garantir o controle de sintomas e o suporte emocional tanto ao paciente quanto aos familiares, assegurando dignidade em todas as fases do tratamento hospitalar.

O presidente do IGESDF, Cleber Monteiro, destaca que o hospital representa um avanço no modelo de organização do SUS local. Segundo o dirigente, a unidade é indispensável para melhorar o giro de leitos e desafogar serviços de pronto atendimento. Ele reforça que o compromisso da instituição deve ser a entrega de um atendimento que una eficiência técnica ao acolhimento humanizado, beneficiando diretamente a população que depende da rede pública.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Brasília Ambiental capacita 150 brigadistas para combate a incêndios florestais

Por Kleber Karpov O Instituto Brasília Ambiental, em parceria com...

Detran-DF: Operação Folia Segura flagra 79 condutores alcoolizados no Distrito Federal

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

IGESDF reforça equipes e estrutura para enfrentar aumento de doenças respiratórias infantis

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM),...

Anvisa alerta para risco de pancreatite associado ao uso de canetas emagrecedoras

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Ceilândia, Taguanga, Guará… GDF renova frota de ônibus com abrangência de seis RAs

Por Kleber Karpov A renovação do sistema de transporte público...

Exercícios físicos ajudam mulheres a enfrentar os desafios do pós-câncer de mama

Por Kleber Karpov Pesquisa desenvolvida na Universidade Católica de Brasília...

Destaques

Brasília Ambiental capacita 150 brigadistas para combate a incêndios florestais

Por Kleber Karpov O Instituto Brasília Ambiental, em parceria com...

Detran-DF: Operação Folia Segura flagra 79 condutores alcoolizados no Distrito Federal

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

PMDF: Capacitação é etapa obrigatória para ascensão às graduações de segundo e primeiro-sargento no DF

Por Kleber Karpov A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF)...

Morte de subtenente em academia da Asa Norte reforça aplicação da Lei Jorge Vianna no DF

Por Kleber Karpov A morte de um subtenente do Exército...

IGESDF reforça equipes e estrutura para enfrentar aumento de doenças respiratórias infantis

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM),...