Homem morre na porta do Hospital de Base. Celina Leão determina “apuração total” do caso

Vítima sofreu mal súbito enquanto aguardava atendimento; Iges-DF afirma que paciente chegou a ser levado para sala vermelha. Governadora do DF afirmou ter solicitado imangens do atendimento e determinou investigação do episódio

Por Kleber Karpov

A morte de Rodrigo Resende Prado, de 46 anos, na entrada do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) neste domingo (12/Jul), motivou a abertura de uma investigação pelo governo local. Prado sofreu um mal súbito enquanto, segundo relatos, aguardava atendimento no pronto-socorro. O incidente foi registrado em vídeos que ganharam repercussão nas redes sociais.

Tentativa de socorro

Vídeos que circularam online documentam os momentos em que duas servidoras tentavam reanimar Prado com massagem cardíaca na área externa da unidade hospitalar. Conforme relatos, ele havia buscado o hospital para receber cuidados médicos pouco antes de colapsar no local. Durante a tentativa de reanimação, a irmã da vítima é ouvida suplicando por ajuda: “Socorre meu irmão, gente”. Apesar dos esforços, ele não resistiu.

Posicionamento do IGESDF

Em comunicado, o Instituto de Gestão Estratégica do DF (Iges-DF), que administra o Hospital de Base, manifestou pesar pelo ocorrido. A instituição afirmou que Prado pediu atendimento na recepção, mas sofreu o mal súbito já na área externa, e posteriormente encaminhado à sala vermelha, onde veio a óbito.

Segundo informações do IGESDF, Prado deu entrada no Pronto-Socorro, onde realizou cadastro para atendimento de urgência e, posteriormente, durante a espera, sofreu mal súbito, na área externa, em frente ao PS, antes mesmo de passar pela triagem de classificação de risco.

“Após dar entrada no Pronto-Socorro e realizar o cadastro para atendimento, o paciente deixou a recepção e, posteriormente, apresentou um mal súbito, já na área externa em frente ao Pronto-Socorro, onde aguardava a classificação médica.”, explicou o Instituto.

A gestão do IGESDF informou que tão logo tomou conhecimento do mal súbito, prestou o pronto atendimento ao usuário do SUS, em que recebeu “manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP). Em seguida, ele foi encaminhado à Sala Vermelha, onde foram adotadas todas as medidas de suporte avançado de vida previstas para esse tipo de ocorrência.”, explicou.

Desencontro de informações

O caso chama atenção, em especial, em decorrência de versões distintas sobre o caso, em que versões sugerem a chegada do paciente em óbito, ou ainda em relação as manobras de RCP,  supostamente foram realizados por terceiros. Quando o próprio IGEDF deixa claro se tratarem de informações equivocadas.

Celina Leão determina investigação

Durante cumprimento de agenda na Região Administrativa (RA) Recanto das Emas, nesta segunda-feira (13 de julho), questionada sobre o caso, a governadora do DF, Celina Leão (Progressistas), declarou que foi determinada uma “apuração rígida e total” para esclarecer as circunstâncias da morte. A chefe do Executivo disse ter solicitado imagens de todas as câmeras de segurança para identificar quanto tempo o paciente aguardou por atendimento.

“Segundo as informações que foram passadas a nós, ele chegou a fazer o registro e quando retornou, já teve um mal súbito, foi atendido na hora, mas não resistiu.”, disse Celina Leão ao infrmar ter pedido “para subir todas as imagens para a gente ver qual foi o tempo. A nossa determinação é a apuração total”, concluiu.

Confira a nota do IGESDF na íntegra:

Nota à imprensa

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) lamenta o falecimento do senhor R. R. que buscou atendimento na tarde deste domingo (12), no Hospital de Base, e manifesta solidariedade aos seus familiares e amigos neste momento de dor.

Após dar entrada no Pronto-Socorro e realizar o cadastro para atendimento, o paciente deixou a recepção e, posteriormente, apresentou um mal súbito, já na área externa em frente ao Pronto-Socorro, onde aguardava a classificação médica.

Tão logo soube do mal estar do paciente, a equipe assistencial foi imediatamente acionada e iniciou as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP). Em seguida, ele foi encaminhado à Sala Vermelha, onde foram adotadas todas as medidas de suporte avançado de vida previstas para esse tipo de ocorrência.

Toda a assistência prestada seguiu os protocolos técnicos estabelecidos para situações de emergência. 

Apesar da atuação imediata da equipe multiprofissional e da adoção de todas as medidas terapêuticas indicadas, o paciente não respondeu às manobras de reanimação e evoluiu a óbito.

O IgesDF informa que instaurou apuração interna, conforme os fluxos institucionais aplicáveis às ocorrências assistenciais, com o objetivo de analisar todas as circunstâncias relacionadas ao atendimento.

O IgesDF reafirma seu compromisso com uma assistência pautada em critérios técnicos, na atuação ágil de suas equipes e na prestação de um atendimento humanizado, adotando continuamente medidas para garantir um cuidado seguro e qualificado à população.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

Flávio Dino aciona PF após TCU apontar R$ 55,4 milhões em emendas suspeitas

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Agência Nacional de Proteção de Dados investiga plataforma Discord

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Proteção de Dados...

Covid-19: Egresso da Medicina, vereador Dr. Caseiro condena campanhas antivacinas

Por Kleber Karpov O vereador de Santos e médico infectologista...

TSE cria conselho para monitorar desinformação e IA nas eleições

Por Kleber Karpov O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou, nesta...

Destaques

Ministério da Saúde reforça necessidade de habilitação dos profissionais para repasses do Piso da Enfermagem

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde publicou, em (07/Ago),...

Flávio Dino aciona PF após TCU apontar R$ 55,4 milhões em emendas suspeitas

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Queda de Braço: Justiça Federal suspende resolução que autorizava dentistas a realizar sedação profunda

Por Kleber Karpov A 3ª Vara Federal Cível da Seção...

Nisia Trindade rebate fake news de Nikolas Ferreira e classifica gestão da pandemia como ‘projeto negacionista’

Por Kleber Karpov A ex-ministra da Saúde e ex-presidente da Fiocruz,...

Agência Nacional de Proteção de Dados investiga plataforma Discord

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Proteção de Dados...