HCB obtém certificação internacional em oncologia

Hospital da Criança de Brasília recebeu mentoria para avaliação dos serviços; metodologia utilizada pode ser aplicada a outras especialidades clínicas

A convite da St Jude Global Alliance, instituição dos Estados Unidos, a equipe do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) respondeu questionários e participou de exercícios e mentorias que resultaram no recebimento da certificação internacional Profile (Pediatric Oncology Facility Integrad Local Evaluation) no segmento de oncologia.

Equipe do HCB participa de colaboração internacional que busca aumentar a sobrevida de câncer infantil | Foto: Divulgação/HCB

Presente ao encontro durante o qual o documento foi entregue, a diretora técnica do hospital, Isis Magalhães, avalia: “Esses exercícios integravam a equipe e nos permitiam enxergar os gaps do nosso atendimento. Essa reunião tinha o objetivo de ver as experiências e desenvolver, juntos, as futuras implementações; agora, fazemos parte dessa comunidade que vai se construindo”.

Durante a reunião da St Jude Global Alliance, a produção científica do HCB também foi aceita no Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica, que será realizado no Canadá em outubro.

Colaboração internacional

O HCB participa, desde 2018, dessa colaboração internacional que busca aumentar a sobrevida de câncer infantil por meio do acesso ao cuidado, qualidade da assistência e integração em políticas públicas.

Uma das ferramentas aplicadas pela aliança é o Profile, metodologia de avaliação que considera questões como o contexto nacional local do hospital avaliado, recursos disponíveis, desfecho de casos e integração da equipe para diagnosticar os pontos fortes e aqueles que precisam de melhoria em cada instituição.

Agora, o HCB dará seguimento às qualificações e estabelecerá prioridades nos pontos de melhoria do atendimento. Os aprendizados obtidos por meio do Profile podem ser utilizados no atendimento de outras especialidades clínicas além da oncologia, explica Isis Magalhães.

“São metodologias que, juntamente com o que já fazemos, têm capacidade infinita de aproveitamento: disseminação acadêmica, benchmarking, cultura de melhoria”, aponta. “Com a mesma metodologia, nos autoavaliamos para entender onde queremos chegar e monitorar o que precisamos fazer”, completa.

Brasiliense Thiago Ávila é mantido preso para interrogatório em Israel

Por Kleber Karpov O ativista brasileiro Thiago Ávila, detido em...

Liberdade de Imprensa sob pressão global

Por Edgar Lisboa, Repórter Brasília A fotografia mais recente da...

Tecnologia: Máscara criada com apoio da FAPDF inativa vírus respiratórios

Por Kleber Karpov No contexto atual, em que doenças respiratórias...

Cofen e Sindate-DF repudiam caso de agressão de Magno Malta a técnica em Enfermagem

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e...

Destaques

Brasiliense Thiago Ávila é mantido preso para interrogatório em Israel

Por Kleber Karpov O ativista brasileiro Thiago Ávila, detido em...

Ministério da Saúde inicia entrega de 3,3 mil veículos para transporte de pacientes do SUS em todo o país

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou a entrega...

Liberdade de Imprensa sob pressão global

Por Edgar Lisboa, Repórter Brasília A fotografia mais recente da...

Tecnologia: Máscara criada com apoio da FAPDF inativa vírus respiratórios

Por Kleber Karpov No contexto atual, em que doenças respiratórias...

Projeto com opoio da FAPDF utiliza dados e inteligência artificial para otimizar gestão hospitalar no DF

Por Kleber Karpov A saúde pública no Distrito Federal está...