HBDF lidera projeto nacional contra resistência antimicrobiana

Hospital da capital lidera combate global à resistência antimicrobiana, fortalecendo sistema brasileiro de vigilância

Por Pollyana Cabral

O combate à resistência antimicrobiana ganha um importante aliado com o lançamento da fase de intervenção do projeto nacional de Fortalecimento do Sistema Brasileiro de Vigilância da Resistência Antimicrobiana. O evento de abertura aconteceu no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), selecionado como um dos dois hospitais pioneiros no Brasil para liderar essa iniciativa, voltada para combater a crescente ameaça da resistência antimicrobiana.

O projeto, liderado pelos médicos, o infectologista e chefe do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar (NUCIH) do HBDF, Julival Ribeiro e pelo infectologista e pesquisador Tazio Vanni, em colaboração com a equipe multidisciplinar, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Centers for Diease Control and Prevention (CDC), visa conscientizar os colaboradores do hospital sobre a importância de suas atividades diárias no contexto do combate à resistência antimicrobiana. “Estamos comprometidos em promover a excelência nos cuidados de saúde e a segurança dos pacientes”, ressalta Julival.

Fundamentado em quatro pilares como higiene das mãos, adesão às precauções, limpeza ambiental e vigilância microbiológica, busca-se promover a importância nos cuidados de saúde e na segurança dos pacientes. A escolha das unidades de UTI Trauma/Geral (3°andar) e Hematologia (8º andar) para a implementação do projeto foram estratégicas. Essas áreas complexas são fundamentais para o sucesso da vigilância da resistência antimicrobiana e visa concentrar esforços em áreas de grande complexidade e com potencial para um maior impacto na vigilância da resistência antimicrobiana.

As enfermeiras, Aline Silva e Nayane Sousa desempenham um papel essencial na coleta e na análise de dados nessas unidades, gerando indicadores e treinamentos para as equipes multiprofissionais. Além disso, a enfermeira Linda Stephany lidera a vigilância ativa das bactérias de interesse, monitorando os resultados das espécies clínicas e garantindo a qualidade assistencial e o monitoramento rigoroso dos resultados clínicos. “Estou determinada a fazer a diferença na luta contra a resistência antimicrobiana”, afirma Linda.

Para o líder do projeto, esta é uma oportunidade única de fazer a diferença não apenas no HBDF, mas em todo o país. “Nossos esforços visam não apenas combater a resistência antimicrobiana, mas também estabelecer um modelo exemplar que possa ser replicado em outras instituições de saúde” destaca Julival.

O superintendente do HBDF, Guilherme Porfírio, expressa seu orgulho pela participação do hospital nesse projeto pioneiro. “Esta é uma prova do compromisso do HBDF em promover a excelência em cuidados de saúde e em proteger nossa comunidade contra ameaças à saúde pública. Estamos confiantes de que, juntos, alcançaremos resultados significativos que beneficiarão toda a sociedade”, ressalta.

Foto: IGESDF

O compromisso do hospital com essa iniciativa pioneira demonstra sua busca pela excelência em cuidados de saúde, e seu papel ativo na proteção da comunidade contra ameaças à saúde pública. O HBDF está pronto para liderar o caminho na batalha contra a resistência antimicrobiana, o sucesso desse projeto não apenas beneficiará os pacientes atendidos, mas também servirá como um exemplo inspirador para outras instituições de saúde em todo o país.

R”Estamos determinados a fazer a diferença na luta contra a resistência antimicrobiana e a contribuir para um ambiente hospitalar mais seguro e saudável para nossos pacientes. Este é um momento emocionante e estou confiante de que, com trabalho árduo e dedicação, alcançaremos nossos objetivos,” conclui a enfermeira.

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...

Conselho Superior do MPF deve analisar mensagens de Vorcaro sobre Paulo Gonet

Por Kleber Karpov O Conselho Superior do Ministério Público Federal...

Cirurgias eletivas pelo SUS passam de 7,5 milhões no primeiro semestre de 2026

Por Kleber Karpov O Sistema Único de Saúde (SUS) realizou...

Destaques

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

Celina Leão troca ofensas por fatos para rebater postura de Lula ao se manifestar sobre escândalo do BRB

Por Kleber Karpov Na mesma Região Administrativa (RA), em que...

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...