Por Kleber Karpov
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (07/Out) que a equipe econômica do governo federal está realizando um estudo abrangente para avaliar a possibilidade de implementar a tarifa zero no transporte público em todo o Brasil. A análise, segundo o ministro, é um pedido direto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A declaração foi feita durante o programa “Bom Dia, Ministro”, da EBC. A discussão sobre a gratuidade no transporte, um tema recorrente no debate público, ganha força enquanto movimentos sociais se mobilizam em Brasília para pressionar o governo e o Congresso Nacional.
Radiografia do setor
Haddad explicou que o estudo fará um diagnóstico completo do sistema de transporte, recuperando análises anteriores para entender os custos, subsídios e as fontes de financiamento atuais.
“É um tema já antigo no Brasil. Nós sabemos que o transporte público no Brasil, sobretudo o urbano, é uma questão importante para o trabalhador. Nesse momento, estamos fazendo uma radiografia do setor, a pedido do presidente. Tem vários estudos que estão sendo recuperados pela Fazenda, para verificar se existem outras formas mais adequadas de financiar o setor”, afirmou o ministro.
A análise vai levantar o custo total do sistema, a parcela de subsídios públicos, o aporte das empresas via vale-transporte e o valor pago diretamente pelo trabalhador. O governo também pretende mapear “os gargalos tecnológicos e as possibilidades tecnológicas” do setor.
Pressão e mobilização
Enquanto o governo inicia os estudos, a pauta da gratuidade é defendida por movimentos sociais. Em Brasília, ocorre entre 6 e 10 de outubro a Caravana pela Tarifa Zero, uma ação nacional articulada pelo Movimento Passe Livre (MPL). O grupo promove aulas públicas, panfletagens e reuniões com parlamentares e representantes do Executivo.
Atualmente, o modelo de transporte totalmente gratuito é uma realidade em 136 municípios de pequeno e médio porte no país. Em capitais como Brasília e São Paulo, a gratuidade é aplicada apenas em dias específicos, como domingos e feriados.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










