GDF trabalha para ampliar oferta de serviços digitais

Comitê Gestor de Transformação Digital faz primeira reunião e quer concluir estratégia de atuação até dezembro

O plano estratégico para avançar na execução da política de governança digital do Governo do Distrito Federal (GDF) deve ser apresentado até o fim de dezembro. Essa é a meta do Comitê Gestor de Transformação Digital (CGTD), que realizou nessa quinta-feira (10), sua primeira reunião ordinária após a criação do grupo, em 9 de setembro.

O encontro contou com a presença de representantes das secretarias de Economia (Seec); de Comunicação (Secom); de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); de Educação (SEEDF) e de Saúde (SES); além de gestores do Parque Tecnológico de Brasília (Biotic) e da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAPDF).

“Nesse primeiro momento, nos reunimos para debater o panorama atual da Transformação Digital no âmbito do GDF e dar início à elaboração da estratégia de governança digital para o período de 2024-2027”, explicou o secretário executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação da Seec, Wisney Oliveira. “Vamos dar celeridade às nossas atividades para tirarmos do papel serviços digitais que podem mudar a realidade dentro e fora da administração pública”.

Foram pontos de destaque da pauta do comitê a apresentação da Proposta de Plano de Trabalho do CGTD para 2025 e a elaboração da Estratégia de Governo Digital (EGD), com base no Decreto nº 40.253/2019, além do estímulo à criação dos Subcomitês de Governança Digital (SGTD) em órgãos da administração direta, autárquica e fundacional que ainda não os constituíram.

A elaboração de planos setoriais de Transformação Digital foi outro tema abordado, destacando a importância de cada órgão distrital desenvolver suas próprias iniciativas estratégicas digitais, as quais serão submetidas à aprovação do CGTD. “O próximo passo do comitê é a conclusão do nosso regimento interno, além da definição do plano de comunicação para traçarmos uma estratégia de pesquisa popular e, assim, estabelecermos os rumos da nossa atuação”, explicou a subsecretária de Transformação Digital e da Central de Relacionamento do DF, Adriana Rodrigues.

O Comitê Gestor da Transformação Digital, instituído pela Portaria nº 718, de 9 de setembro deste ano, tem como missão coordenar e implementar as ações de transformação digital no âmbito do governo, em alinhamento com os princípios da eficiência, transparência e acessibilidade.

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Celina Leão defende transformar Brasília em hub tecnológico durante reunião do Lide

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

DF bate recorde e alcança 56 mil cirurgias feitas em um ano, anuncia Celina Leão

Por Kleber Karpov O Distrito Federal registrou a marca histórica...

Destaques

Hospital da Região Leste deve realizar 90 cirurgias até sábado (20); média chega a 15 por dia

Por Kleber Karpov Equipes do Hospital da Região Leste (HRL),...

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Jaques Wagner entra na mira da PF, investigado por ser um dos beneficiários de recursos do Master

Por Kleber Karpov O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do...

Apesar da herança maldita, Celina Leão mantém liderança com 27,8% das intenções de votos na corrida ao GDF

Por Kleber Karpov A primeira pesquisa eleitoral para o Governo...