22.5 C
Brasília
05 dez 2025 12:23

GDF reforça ações de limpeza contra a dengue em regiões administrativas

Iniciativa mobiliza diferentes estruturas do governo para recolhimento de entulho e de materiais inservíveis; trabalho de conscientização é feito junto à população

Por Mayara da Paz

Um mutirão de limpeza nas regiões administrativas do Distrito Federal tem mobilizado os moradores da capital com o objetivo de manter a cidade limpa e longe dos perigos da dengue. O trabalho era feito antes mesmo do início das chuvas e está sendo realizado de forma contínua.

As ações ocorrem da seguinte forma: equipes das administrações regionais passam de porta em porta para orientar os moradores a colocar inservíveis, entulhos, restos de obras, pneus, embalagens plásticas e móveis velhos na área externa das residências nos dias estabelecidos. Depois, caminhões e funcionários do SLU passam nas casas recolhendo os materiais.

“O combate à dengue é um dever de cada um de nós e as administrações regionais estão fazendo um trabalho excelente, limpando as cidades, conscientizando a comunidade sobre a importância de participar desse processo de combate à proliferação do mosquito transmissor da doença, tanto em relação ao lixo, quanto ao risco da água parada”

José Humberto Pires de Araújo
secretário de Governo

“O combate à dengue é um dever de cada um de nós e as administrações regionais estão fazendo um trabalho excelente, limpando as cidades, conscientizando a comunidade sobre a importância de participar desse processo de combate à proliferação do mosquito transmissor da doença, tanto em relação ao lixo, quanto ao risco da água parada. O resultado tem sido muito bom”, enfatiza o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo.

Desde novembro, a administração regional do Itapoã, em parceria com o GDF, está organizando ações de limpeza. Até o momento, já foram recolhidas mais de 1,5 toneladas de entulho e materiais inservíveis. A iniciativa, que já passou pelo bairro Fazendinha, se estende para a região Del Lago II até o dia 17 de dezembro. A programação conta com a participação de equipes da Vigilância Ambiental em Saúde, do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

“Com essas ações nós prestamos um serviço de qualidade para quem merece: a nossa população. Trabalhamos em prol da saúde, fazendo com que a dengue não cause tantos danos no Itapoã como nos anos anteriores”, ressalta o administrador da cidade, Dilson Bulhões.

Outras ações

Até o dia 13 de dezembro, o Park Way também fará um mutirão de limpeza. As equipes irão recolher entulhos na SMPW, nas quadras 6 a 13 e no Núcleo Rural Ipê Coqueiros. Esse é o segundo ciclo de mutirão na cidade. Os trabalhos tiveram início no dia 11 de novembro e seguem até 20 de dezembro. Apenas na primeira etapa da ação foram removidas das ruas mais de 150 toneladas de lixo.

“O envolvimento da comunidade tem sido fundamental. Essa é uma luta que exige esforço coletivo e, por isso, reforçamos a importância de manter os quintais limpos, eliminar qualquer objeto que acumule água e denunciar práticas irregulares pelo telefone 162 ou pelo Participa DF”, disse o administrador do Park Way, Abdon Barros.

A ajuda da população é de extrema importância no combate à proliferação do Aedes aegypti | Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília

Sobradinho II também está recebendo um mutirão de retirada de inservíveis. A ação começou em 5 de dezembro e passou pela QR 1 e chácaras Buritis. Até o dia 17 de dezembro, as equipes da administração passarão pela Avenida Canela de Ema e Vale dos Pinheiros.

“Incentivamos todos os moradores a aproveitar as datas do mutirão para o descarte correto de inservíveis, como móveis, pneus e outros objetos que possam acumular água. Além disso, reforçamos a importância de manter quintais limpos e evitar o acúmulo de resíduos. Com pequenas ações, construímos juntos uma cidade mais limpa e segura”, ressaltou o administrador da cidade, Diego Matos.

Como se proteger

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do DF, em dezembro, foram notificados 322.271 casos suspeitos de dengue na capital, dos quais 283.585 eram prováveis.

Aedes aegypti é um mosquito pequeno, de cor escura e com listras brancas no corpo e nas pernas. Ele se reproduz em água parada, o que significa que qualquer recipiente, por menor que seja, pode se tornar um criadouro. Vasos de plantas, pneus, garrafas e até mesmo tampinhas de garrafas são locais ideais para o inseto depositar seus ovos.

Para se proteger, siga algumas dicas

→ Elimine focos de água parada. Verifique semanalmente sua casa e quintal para eliminar qualquer recipiente que possa acumular água. Mantenha caixas-d’água, tonéis e barris bem tampados;
→ Use repelentes. Aplicar repelente nas partes expostas do corpo ajuda a evitar picadas. Reaplique conforme as instruções do fabricante, especialmente se estiver ao ar livre;
→ Proteja a casa. Instale telas em janelas e portas para impedir a entrada de mosquitos. Mosquiteiros sobre as camas também são uma boa opção;
→ Mantenha-se informado. Acompanhe as campanhas de conscientização e siga as orientações das autoridades de saúde.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...