GDF publica lista para a contratação de brigadistas ambientais

São 150 vagas para trabalho de julho a novembro deste ano. Resultado final será divulgado no próximo dia 13, após análise de recursos

O Instituto Brasília Ambiental divulga nesta terça-feira (6), no Diário Oficial do DF (DODF), o resultado preliminar do processo seletivo simplificado para a contratação temporária de 150 brigadistas florestais. Os profissionais atuarão de julho a novembro deste ano, a fim de prevenir e combater incêndios nas 82 unidades de conservação (UCs) distribuídas pelo Distrito Federal. Além disso, poderão trabalhar em outras áreas, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CMBDF).

“A atuação efetiva e precoce de brigadistas bem-equipados, aliada a um planejamento prévio elaborado segundo critérios técnicos, é a garantia de que o cerrado sofrerá cada vez menos os impactos devastadores dos incêndios florestais”Ricardo Roriz, superintendente da Administração Geral do Brasília Ambiental

A análise documental de identificação e curricular é uma das etapas para a contratação temporária de seis supervisores de brigada, 24 chefes de brigada e 120 brigadistas florestais combatentes. No entanto, a lista de classificados ainda não é a garantia de contratação, porque o resultado final e a convocação para a contratação estão previstos para o dia 13 deste mês, com divulgação também no DODF e na página do Brasília Ambiental.

O superintendente de Administração Geral do Instituto Brasília Ambiental, Ricardo Roriz, destaca a importância da ação de fiscalização preventiva de combate às queimadas e incêndios florestais. “A atuação efetiva e precoce de brigadistas bem-equipados, aliada a um planejamento prévio elaborado segundo critérios técnicos, é a garantia de que o cerrado sofrerá cada vez menos os impactos devastadores dos incêndios florestais”, afirmou.

O período para a interposição de recursos tem início nesta terça (6) e vai até as 15h de quinta-feira (8). A contestação deve ser feita por meio do formulário Interposição de Recursos – Processo Seletivo Simplificado de Supervisor de Brigada, Chefe de Esquadrão e Brigadista Florestal Combatente 2021 – Brasília Ambiental/DF, disponível no site do Brasília Ambiental.

A contratação faz parte do Plano de Prevenção de Combate aos Incêndios Florestais (Ppcif), da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Os brigadistas contratados vão atuar em parceria com o Corpo de Bombeiros na prevenção e no combate a incêndios, nas 82 unidades de conservação espalhadas pelo DF e em outras áreas, conforme as necessidades.

Em 2020, Brasília conseguiu diminuir a área queimada nas UCs em 50%. Em maio deste ano, foi feita a entrega de mais uma base em Águas Claras, somando-se a outras duas em diferentes pontos do DF para ação rápida no combate a incêndios.

Destaques

Urnas eletrônicas: Assinatura digital e lacração impedem alteração em sistemas eleitorais

Por Kleber Karpov O secretário de Tecnologia da Informação do...

Atitude irresponsável, diz Lula sobre Trump, após revogação de visto de embaixadora brasileira nos EUA

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Praça do Relógio, em Taguatinga, recebe unidade móvel de doação de sangue nesta quinta (6)

Por Kleber Karpov Uma unidade móvel para coleta de sangue...

Campanha Multivacinação 2026: confira as principais dúvidas sobre a imunização no DF

Por Kleber Karpov A Campanha Nacional de Multivacinação de 2026...

Celina Leão descola de Arruda e mantem lideranção na corrida GDF

Por Kleber Karpov A dois meses das eleições, uma nova...