Por Kleber Karpov
O Governo do Distrito Federal (GDF) concluiu, nesta terça-feira (10/Fev), a urbanização da Quadra 2 do Setor Norte da Cidade Estrutural, garantindo acesso a água, energia elétrica e ruas pavimentadas para cerca de 500 moradores. A obra também incluiu a implantação de uma galeria de águas pluviais que conecta a drenagem da Cidade do Automóvel à rede geral do sistema do DF, solucionando uma demanda de quase 30 anos para 362 empresas locais e prevenindo alagamentos.
Infraestrutura e saneamento
A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) foi responsável pela terraplanagem e pelo levantamento topográfico em todas as ruas da Quadra 2 do Setor Norte. O trabalho incluiu a instalação das redes elétrica, de água e esgoto, além da pavimentação com milhares de bloquetes. Essas ações asseguraram o nivelamento adequado das vias e o correto escoamento da água da chuva.
Na área de saneamento, a regularização da rede foi realizada em parceria com a Companhia Ambiental de Saneamento do DF (Caesb), por meio do programa Água Legal. Este programa viabilizou a implantação de redes de água e esgoto na região, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos residentes.
Parceria e impacto social
A intervenção na Cidade Estrutural é resultado de uma colaboração entre diversos órgãos do GDF. Os bloquetes utilizados na pavimentação foram produzidos por reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), em uma iniciativa coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF). Dez participantes receberam capacitação e atuaram na produção e instalação do material, evidenciando o aspecto social do projeto.
Alceu de Mattos, administrador regional da Estrutural, destacou a importância da obra. “Somente neste governo foi determinada a resolução desses problemas. Muitos empresários e moradores nem acreditavam mais em solução. Agora podem conferir os problemas resolvidos”, disse o administrador regional.
Solução para a cidade do automóvel
A implantação da galeria de águas pluviais na Cidade do Automóvel corrige um problema histórico que persistia há cerca de 30 anos. A falta de uma conexão de drenagem adequada causava alagamentos frequentes e prejuízos significativos aos empresários locais. A nova infraestrutura complementa a rede existente, garantindo o escoamento correto das águas da chuva.
Antes da interligação, a água pluvial acumulava-se nas vias, afetando estabelecimentos como concessionárias e revendedoras de veículos. Com a galeria, espera-se a redução de riscos de novos prejuízos e a melhoria das condições de funcionamento da área. A Cidade do Automóvel concentra aproximadamente 362 empresas, incluindo concessionárias, revendedoras e negócios da construção civil, que são diretamente beneficiadas por essas melhorias na drenagem e infraestrutura local.
A administração regional local informou que outras áreas da cidade, como trechos da Chácara do Susano, devem receber intervenções com instalação de água, esgoto e iluminação após o período chuvoso. No Setor Oeste, a Caesb já iniciou procedimentos para implantar redes de abastecimento, esgotamento sanitário e drenagem, além de obras de calçamento, em uma região que nunca teve infraestrutura completa.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Novacap, Urbanização, Drenagem, Obras de Infraestrutura, Cidade Estrutural Referências (Links Reais extraídos do contexto): .










