GDF articula com aplicativos a instalação de pontos de apoio a entregadores

Proposta articulada pela Casa Civil busca garantir infraestrutura, dignidade e melhores condições de trabalho para profissionais

O Governo do Distrito Federal (GDF) deu um passo importante nesta terça-feira (20) para viabilizar a implantação de pontos de apoio destinados a entregadores de aplicativo. Em uma reunião coordenada pela Casa Civil do DF, representantes das principais plataformas de entrega, da Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF e da Novacap discutiram soluções conjuntas para tirar do papel uma estrutura que deve beneficiar centenas de trabalhadores em diversas regiões administrativas.

Os secretários Zeno Gonçalves e Gustavo Rocha se reuniram com representantes de aplicativos para discutir soluções relacionadas a pontos de apoio a entregadores | Fotos: Divulgação/Casa Civil

Embora já exista uma legislação em vigor que determina a criação desses pontos, a aplicação tem esbarrado em entraves operacionais. Diante disso, a Casa Civil tem desempenhado um papel central na construção de um novo modelo de implementação, mais ágil e viável, com foco na garantia de infraestrutura e condições adequadas de trabalho aos profissionais que atuam com entregas.

“A forma como a lei foi redigida dificulta muito a execução do planejamento. Por isso, buscamos uma alternativa em comum acordo com os aplicativos para avançar com mais velocidade nessa questão, dando tranquilidade aos trabalhadores, que contarão com apoio e direitos fundamentais garantidos”, explicou o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha.

“Essa parceria entre o poder público e a iniciativa privada representa uma solução equilibrada”, destacou André Porto, representante da Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia

A proposta articulada pela Casa Civil prevê que a Novacap fique responsável por providenciar os espaços físicos dos pontos de apoio. Após a conclusão das obras, a gestão e manutenção serão repassadas às empresas por meio do programa Adote uma Praça, parceria consolidada entre o GDF e a iniciativa privada.

De acordo com Gustavo Rocha, os pontos serão instalados em locais com maior demanda, a ser identificada em conjunto com representantes das plataformas. Os modelos das estruturas já foram desenvolvidos pela Novacap e serão apresentados em nova reunião prevista para os próximos dias. A partir daí, será definido o cronograma de implementação e os próximos passos do projeto.

Para o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, a medida representa um caminho mais humano e eficaz para atender os trabalhadores. “Uma alternativa seria a aplicação de multas pesadas, como prevê a legislação, mas esse não é o caminho que queremos. O objetivo é garantir dignidade aos entregadores, que desempenham papel essencial na dinâmica urbana, assim como as empresas envolvidas nesse setor”, declarou.

A proposta também recebeu avaliação positiva por parte das plataformas de entrega. O representante da Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), André Porto, elogiou a condução da Casa Civil. “Essa parceria entre o poder público e a iniciativa privada representa uma solução equilibrada. É um caminho para melhorar as condições de trabalho de motoristas e entregadores do Distrito Federal e, ao mesmo tempo, oferecer um serviço de mais qualidade à população”, finalizou.

Assédio eleitoral no trabalho é crime; aprenda a identificar e denuncie

Por KleberKarpov A Justiça do Trabalho alerta para a prática...

O fisco ficou mais rápido e os erros das empresas mais visíveis 

Da Redação As autuações realizadas pela Receita Federal alcançaram R$233...

Registros de casos de sarampo sobem para 16 em São Paulo

Por Kleber Karpov O estado de São Paulo confirmou, nesta...

Estudo sobre hepatites virais traça panorama da doença em onze anos

Por Kleber Karpov Pesquisadores do Einstein Hospital Israelita traçaram um...

CNU 2 divulga nova classificação com vagas remanescentes e adicionais

Por Kleber Karpov A Escola Nacional de Administração Pública (Enap),...

STF derruba restrição a compra de veículos por pessoas com deficiência

Por Kleber Karpov O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou, nesta...

Fórum CNT de Debates reúne presidenciáveis e lideranças do transporte

Por Kleber Karpov O Sistema Transporte realizará, nos dias 18...

Destaques

Assédio eleitoral no trabalho é crime; aprenda a identificar e denuncie

Por KleberKarpov A Justiça do Trabalho alerta para a prática...

O fisco ficou mais rápido e os erros das empresas mais visíveis 

Da Redação As autuações realizadas pela Receita Federal alcançaram R$233...

Registros de casos de sarampo sobem para 16 em São Paulo

Por Kleber Karpov O estado de São Paulo confirmou, nesta...

Estudo sobre hepatites virais traça panorama da doença em onze anos

Por Kleber Karpov Pesquisadores do Einstein Hospital Israelita traçaram um...

CNU 2 divulga nova classificação com vagas remanescentes e adicionais

Por Kleber Karpov A Escola Nacional de Administração Pública (Enap),...