Por Kleber Karpov
A governadora em exercício, Celina Leão (Progressistas) anunciou, nesta sexta-feira (09/Jan), os detalhes da 53ª edição da Corrida de Reis, que deve ser a maior da história com a oferta de 20 mil vagas. O evento gratuito abre o calendário esportivo da capital e divide as inscrições em lotes por categorias, começando pelos atletas mirins na próxima segunda-feira (12/Jan). A prova principal está agendada para o dia 31 de janeiro, com largada no Palácio do Buriti.
Celina Leão, destacou que a ampliação do número de vagas visa fomentar a prática esportiva e a promoção da saúde mental e física. Para a representante, a democratização do acesso à prova nivela atletas amadores e profissionais, garantindo ainda a participação de Pessoas com Deficiência (PcD).
“É uma corrida tradicional no Distrito Federal e representa muito do que é a democracia e o esporte, nivelando todo mundo e fazendo uma unidade. Essa corrida será a maior da história, na parte da inclusão também, porque vamos garantir vaga para todos os nossos PcD que quiserem ir conosco”, disse Celina Leão.
Cronograma de inscrições e provas
As inscrições ocorrem exclusivamente pela plataforma digital Brasil Corrida a partir das 19h de cada data estipulada. O cronograma prevê a abertura para a categoria mirim em 12 de janeiro, seguida por PcD no dia 14, e dois lotes para adultos nos dias 16 e 19 de janeiro. A organização dividiu as vagas em 17 mil para o público adulto e 3 mil para crianças.
A Corrida Mirim deve ser realizada em 24 de janeiro no Parque da Cidade. Já a prova adulta, em 31 de janeiro, percorre o Eixo Monumental com distâncias de 6 km e 10 km e chegada no estacionamento do Ginásio Nilson Nelson. A entrega dos kits para os participantes ocorre entre 20 e 30 de janeiro no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, conforme a categoria.
Logística e segurança viária
O percurso deve utilizar as vias N1 e S1, com interdições parciais programadas a partir das 14h no dia da prova principal. Segundo o subsecretário de operações integradas, coronel Carlos Melo, o bloqueio total da região central deve ocorrer às 16h para garantir a segurança dos corredores. O trânsito deve ser liberado gradualmente após a passagem dos atletas.
De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, a estrutura do evento foi planejada ao longo de sete meses para suportar o aumento do público. O investimento ampliado busca consolidar a Corrida de Reis como um evento de entretenimento e qualidade de vida, integrando os principais pontos turísticos de Brasília à prática esportiva.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











