Falta de pediatras: Demora em atendimento na UPA Ceilândia leva a quebra-quebra e detenção

Com mais de 10 horas de espera seguida de restrição de atendimento aos pacientes com classificação laranja e vermelha pacientes se revoltam e depredam UPA Ceilândia

Por Kleber Karpov

Imagens registradas neste domingo (27/Abr), por volta das 20 horas, divulgadas em cobertura do Ceilândia Muita Treta, mostram momentos de tensão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Ceilândia I, na QNN 27. Por falta de médicos, os usuários se revoltaram e depredaram a UPA. Dezenas de pessoas que aguardavam atendimento reclamavam a demora e a restrição de atendimentos à pacientes com classificação de risco laranja e vermelho — situações muito graves ou com risco de morte — , quando haviam usuários aguardar por mais de 10 horas por atendimento de pediatras.

De acordo com o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF), responsável pela administração das 13 UPAs do DF, na ocasião da confusão a unidade de Ceilândia I contava com quatro clínicos e um pediatra. Porém o acirramento se deu após os usuários serem comunicados da restrição ao entrarem com medida emergencial de restrição temporária no atendimento pediátrico. “O plantão da unidade contava com quatro clínicos e um pediatra.”.

Falta de vagas

Segundo a diretora do Sindicato de Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (Sindate-DF), Josy Jacob, que repercutiu o caso e conversou com profissionais de enfermagem que trabalham na UPA. Segundo a profissional de saúde, “A upa está com criança entubada, lotada atendendo crianças de todos os lugares o Distrito Federal. Uma criança convulsionou, foi levada para a sala vermelha. Tudo começou porque não está tendo vagas para as demais crianças que estão chegando na UPA da Ceilândia.”

Josy Jacob se solidarizou com as famílias e com as equipes de saúde e comentou sobre a necessidade demais investimento. “A gente precisa lutar pela Saúde do Distrito Federal. OU a gente luta, ou famílias ficarão desesperadas, quebrando as unidades de saúde e colocando a vida das equipes em risco.”, disse ao pedir mais investimento, prioridade e acompanhamento.

Falta de pediatras

Em nota à imprensa o IGESDF apontou que “o instituto já iniciou a contratação emergencial de novos profissionais para recompor a equipe e garantir a continuidade do atendimento pediátrico. Enquanto isso, os pacientes foram orientados a procurar a UPA Ceilândia II”.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Mais de mil novos servidores da Saúde são acolhidos em evento de integração no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Desenrola é liberado, e renegociação de dívidas podem ser feitas

Por Kleber Karpov O governo federal liberou às 18h desta...

Higienização das mãos ajuda a salvar vidas

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Hemocentro de Brasília promove coleta de sangue na Esplanada dos Ministérios

Por Kleber Karpov A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) realiza...

Concurso para delegado de polícia abre inscrições nesta quinta-feira (7)

Por Kleber Karpov As inscrições para o concurso público da...

IGESDF abre seleção para médico otorrinolaringologista com salário de R$ 13,3 mil

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Celina Leão entrega 85 novos ônibus elétricos à cidade

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

Destaques

Mais de mil novos servidores da Saúde são acolhidos em evento de integração no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Desenrola é liberado, e renegociação de dívidas podem ser feitas

Por Kleber Karpov O governo federal liberou às 18h desta...

Higienização das mãos ajuda a salvar vidas

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Eleições 2026: Prazo para regularização de título eleitoral termina nesta quarta-feira (6)

Por Kleber Karpov Eleitores do Distrito Federal têm até esta...

Hemocentro de Brasília promove coleta de sangue na Esplanada dos Ministérios

Por Kleber Karpov A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) realiza...