Estudantes de enfermagem encerram ano com apresentação de projetos em saúde digital

Iniciativa da Escola Superior de Ciências da Saúde destaca soluções criativas para desafios na era tecnológica

Estudantes do curso de enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) encerraram o ano letivo nesta quarta-feira (18) com a apresentação de projetos desenvolvidos na disciplina Saúde Digital e Inovação. O evento reuniu professores e  alunos do 2º e 3º anos no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) e contou com a presença de especialistas da Secretaria de Saúde (SES-DF) e do Ministério da Saúde (MS), que formaram a banca avaliadora.

Com exposições de trabalhos criativos e inovadores, os estudantes sugeriram soluções para os desafios contemporâneos da saúde, utilizando a tecnologia como ferramenta de transformação. Durante as apresentações, temas como combate à desinformação, promoção da alimentação saudável e incentivo à atividade física foram amplamente debatidos. Os projetos foram acompanhados pelas professoras Luciana Moura e Raíra Castilho, integrantes do grupo de pesquisa Centro Brasileiro de Pesquisa e Resultados em Saúde (Cebras), da Escs.

Segundo o professor Francino Azevedo, a disciplina eletiva tem como objetivo despertar o interesse dos alunos pela saúde digital. “Eles desenvolveram propostas de aplicativos e plataformas voltadas para o setor de saúde”, explicou. “Por ser uma disciplina optativa, os estudantes interessados pelo tema inscrevem-se voluntariamente e recebem desafios reais do sistema de saúde brasileiro, para os quais devem propor soluções práticas”.

A disciplina também atua como ponte entre teoria e prática, estimulando os estudantes a desenvolverem soluções inovadoras para problemas concretos, além de promover a troca de experiências e o trabalho em equipe. A participação de convidados de diferentes órgãos reforça a colaboração entre a academia e as instituições de saúde, essencial para criar soluções que atendam às necessidades da população.

Kally Soares, servidora do MS presente ao evento, destacou: “É inspirador ver o potencial desses jovens enfermeiros e a qualidade dos projetos apresentados”. Os participantes também reconheceram o compromisso da Escs em formar profissionais capacitados para lidar com os desafios da saúde digital.

Para Francino, as iniciativas dos alunos têm o potencial de impactar positivamente a vida dos pacientes e contribuir para um futuro mais eficiente e humanizado na saúde. Ele destacou a disciplina como “uma referência na formação de enfermeiros inovadores e engajados com a transformação do sistema de saúde”.

Os estudantes apresentaram soluções para os desafios contemporâneos da saúde, utilizando a tecnologia como ferramenta de transformação

Reconhecimento

A disciplina contou ainda com a participação de professores de outras universidades brasileiras. A expectativa é que a edição de 2025 seja ainda mais promissora. Durante o evento, uma representante da SES sinalizou o interesse em testar uma das propostas no âmbito da secretaria, enquanto uma representante do MS apontou o potencial de outra proposta para integrar o programa Meu SUS Digital, reforçando o impacto dos projetos desenvolvidos pelos estudantes da Escs.

Das UBSs às ruas: rede de saúde do DF acolhe pessoas em situação vulnerável

Por Kleber Karpov As equipes do Consultório na Rua totalizaram...

Farmácia oncológica reforça atenção a pacientes no hospital de Taguatinga

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Taguatinga consolidou relevância...

Senado debate fraudes em contratos de saúde em audiência solicitada pelo Sindicato dos Médicos do Ceará

Por Kleber Karpov Problemas estruturais na gestão sanitária brasileira ganham...

Ações de prevenção às drogas alcançam mais de 3 mil estudantes no DF em 2026

Por Kleber Karpov Entre maio e outubro de 2026, programas...

Bets entram no centro das discussões do debate jurídico e econômico no STF

Por Kleber Karpov Representantes de diversas agremiações esportivas brasileiras manifestaram...

IGESDF prepara profissionais para tornar atendimento no SUS mais ágil e eficiente

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Solidariedade feita à mão leva 80 turbantes a pacientes oncológicas do Hospital de Base

Por Kleber Karpov Um mutirão de artesanato movido pela solidariedade...

Anvisa interdita parte de terminal no Porto de Santos (SP)

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Destaques

Das UBSs às ruas: rede de saúde do DF acolhe pessoas em situação vulnerável

Por Kleber Karpov As equipes do Consultório na Rua totalizaram...

Farmácia oncológica reforça atenção a pacientes no hospital de Taguatinga

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Taguatinga consolidou relevância...

Senado debate fraudes em contratos de saúde em audiência solicitada pelo Sindicato dos Médicos do Ceará

Por Kleber Karpov Problemas estruturais na gestão sanitária brasileira ganham...

Ações de prevenção às drogas alcançam mais de 3 mil estudantes no DF em 2026

Por Kleber Karpov Entre maio e outubro de 2026, programas...

Bets entram no centro das discussões do debate jurídico e econômico no STF

Por Kleber Karpov Representantes de diversas agremiações esportivas brasileiras manifestaram...