Endocrinologia do HRT é representante do Centro-Oeste em estudo multinacional

Até o fim deste ano, 172 pacientes da rede pública com diagnóstico de "diabetes mellitus" serão submetidos a exames de rastreamento durante consultas

Por Gabriel Silveira

A Unidade de Endocrinologia do Hospital Regional de Taguatinga (Uendo/HRT) é o novo polo de coleta de informações em pesquisa científica multinacional, no âmbito da Região Centro-Oeste. O projeto Prevalência de Retinopatia e Doença Renal do Diabetes (Retrend) no Brasil busca dimensionar as complicações em pacientes crônicos, a fim de orientar políticas públicas e estratégias que priorizem o diagnóstico e o tratamento correto.

O projeto Retrend Brasil é um estudo multinacional, cujo objetivo é dimensionar as complicações do diabetes e orientar políticas públicas que priorizem o diagnóstico e o tratamento correto. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

O método propõe a realização de exames de rastreamento durante a consulta médica. Os resultados de mapeamento da retina (fundo de olho) e os realizados com amostras de urina e de sangue, por exemplo, ficam prontos em poucos minutos.

Tais medidas são benéficas à prevenção de complicações, explica a pesquisadora responsável pelo “Retrend Brasil” na Uendo/HRT, Flaviene Romani. “Percebemos a dificuldade dos pacientes de retornarem com os exames e de comparecerem a consultas com outros especialistas. Essas são coisas que normalmente atrasam e aumentam os custos do diagnóstico precoce”, explica a médica.

Até o fim deste ano, apoiado pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), 172 pacientes com diagnóstico de diabetes mellitus serão submetidos a esses exames como parte da avaliação – sendo 80% de usuários acompanhados por equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

No total, mais de 1,5 mil pessoas com diabetes mellitus de diversos estados brasileiros já participaram da avaliação. Os dados preliminares já foram apresentados no encontro anual da Endocrine Society (Endo 2024) e no Congresso Mundial de Diabetes (IDF 2025).

O método propõe a realização de exames de rastreamento durante a consulta médica. Os resultados ficam prontos em poucos minutos. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

Referência em pesquisa e assistência

A unidade ambulatorial do HRT é centro de pesquisa e de residência multiprofissional. Diariamente, cerca de oito estudantes de cursos superiores da área de saúde são inseridos na dinâmica do setor, além de residentes de enfermagem, psicologia, nutrição e endocrinologia.

A indicação para o fornecimento de dados ao Retrend Brasil reforça, segundo Romani, o compromisso da Uendo-HRT com a ciência e com a busca por melhoria da assistência. “Acreditamos que o serviço público é o espaço onde pode-se transformar a realidade. Isso é extremamente relevante para nós.”

 

São Paulo tem mais de 58 mil casos de dengue desde o início do ano

Por Kleber Karpov São Paulo confirmou um total de 58.683...

Hospital de Amor em Barretos inaugura ala de reabilitação oncológica

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Anvisa aprova importação de remédio experimental para piloto Lito Sousa

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Destaques

Celina Leão deve levar metrô a Candangolândia, Riacho Fundo I e II, Recanto, Gama e Santa Maria

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Jorge Messias publlica Nota Oficial do AGU: sobre críticas relacionadas a suposta inércia em relação a André Mendonça

Por Kleber Karpov O advogado-Geral da União (AGU), Jorge Messias,...

192 ou 193? Saiba quando acionar o Samu ou o Corpo de Bombeiros em situações de emergência

Por Kleber Karpov Em momentos críticos no Distrito Federal, a...

São Paulo tem mais de 58 mil casos de dengue desde o início do ano

Por Kleber Karpov São Paulo confirmou um total de 58.683...

STF: Gilmar Mendes propõe vertar atuação de delegados da Polícia Federal em assessorias de ministros

Por Kleber Karpov O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo...