Por Larissa Lustoza
Representantes de serviços de saúde públicos, privados e militares se reuniram nesta quinta-feira (27) para o XII Encontro Distrital de Segurança do Paciente e Controle de Infecção da Vigilância Sanitária em Saúde (Visa). O evento contou com debates sobre o tema, palestras educativas e a apresentação de soluções bem-sucedidas.
O foco foi o Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, que recebeu atenção especial dos participantes. O documento, elaborado pelo Ministério da Saúde, traz metas e estratégias para orientar as instituições de saúde na adoção de boas práticas.
De acordo com o subsecretário de Vigilância à Saúde (SVS), da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), Fabiano dos Anjos, o encontro distrital contribui para o aprimoramento das práticas assistenciais, o fortalecimento da vigilância sanitária e a integração dos serviços de saúde na prevenção de riscos e eventos adversos.
“Ao reunir especialistas, gestores e profissionais da saúde, esse evento possibilita a troca de experiências e a disseminação de boas práticas, impactando diretamente a qualidade e a segurança do cuidado prestado à população”, destacou o subsecretário.
Segurança do paciente
Para o diretor de Vigilância Sanitária (Divisa) da SES-DF, André Godoy, discutir a segurança do paciente é essencial para reduzir infecções hospitalares. “Ao intensificar as boas práticas, também diminuímos complicações em recém-nascidos e prevenimos acidentes”, ressaltou.
Segundo a gerente de Risco em Serviços de Saúde da SES-DF, Maria do Socorro Xavier Felix, a segurança do paciente vai além das responsabilidades profissionais. “Não se trata apenas de um trabalho. É uma missão, porque, independentemente das nossas atribuições, somos também humanos e, um dia, podemos ser pacientes”, avaliou.
Reconhecimento de boas práticas
A programação do evento incluiu a certificação de seis iniciativas que promoveram melhorias na qualidade da assistência aos pacientes.
Entre as instituições premiadas, duas pertencem à SES-DF: a Casa de Parto de São Sebastião e o Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF).
Na ocasião, também foram entregues certificados às unidades que, em 2024, alcançaram Alta Conformidade com as práticas de segurança do paciente, segundo avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
