Por Kleber Karpov
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) passa a se chamar HU Brasil. A nova identidade da estatal, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi anunciada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta semana (25). A mudança tem como objetivo criar uma marca de comunicação mais direta sobre o trabalho dos 45 hospitais universitários federais administrados pela rede.
Durante o anúncio, o presidente Lula ressaltou a importância de tratar os investimentos em saúde e educação como prioridade. Ele relembrou programas de governo que ampliaram o acesso da população a esses serviços, como as UPAs e a Farmácia Popular, e defendeu o cuidado humanizado no atendimento.
“Tratar de um ser humano não é automático, tem que ter um pouco de sentimento no tratamento e carinho no atendimento, que muitas vezes ajuda a pessoa a se recuperar tanto quanto o remédio que ela vai tomar. Quando você governa, tem que tomar decisão todo santo dia. Investir na universidade, na saúde e na educação não pode estar na rubrica de gasto, mas na de investimento, investimento precioso”, defendeu Lula.
A solicitação para a mudança partiu do próprio presidente, que considerava o nome anterior, Ebserh, de difícil pronúncia. O ministro da Educação, Camilo Santana, apresentou a nova marca durante o evento. “O presidente Lula solicitou que houvesse um estudo para a mudança do nome da Ebserh, que era um nome difícil até para falar. O Chioro [presidente da estatal] trabalhou muito por isso, e a Ebserh agora é HU Brasil – a nova marca da Ebserh. Viva o SUS e viva a Educação!”, disse Camilo Santana.
Comunicação e integração da rede
O presidente da agora HU Brasil, Arthur Chioro, explicou que a nova denominação visa reforçar a presença nacional e a integração dos hospitais que compõem a rede. Segundo ele, a marca foi construída para valorizar a essência do trabalho da estatal. “A solução foi construir uma nova marca, um nome que valorize a essência do que é o trabalho desta estatal vinculada ao MEC. Chegamos a uma identificação direta, moderna, com capacidade de comunicação, até porque a essência do nosso trabalho é fazer assistência de qualidade para o SUS, ensino e pesquisa. E quem faz assistência, ensino, pesquisa e inovação de excelência é a HU Brasil, são os hospitais universitários federais”, explicou Chioro.
A maior rede de hospitais públicos do Brasil
Criada em 2011 por meio da Lei nº 12.550, a HU Brasil é responsável pela administração de 45 hospitais universitários federais, distribuídos em 25 unidades da federação. A empresa pública atua no apoio e impulsionamento das atividades hospitalares por meio de uma gestão focada em excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, as unidades atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, simultaneamente, servem como campo para a formação de profissionais de saúde, além de desenvolverem pesquisas e projetos de inovação. A rede se consolida como um polo estratégico que integra o cuidado em saúde com o ensino, a pesquisa e a extensão.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











