DF Raízes do Sertão celebra a cultura nordestina

Música, teatro, performances e literatura estão entre as atrações da iniciativa, que promove encontros gratuitos em 11 cidades do DF nos próximos fins de semana durante três meses

Uma viagem ao coração do Nordeste está prestes a começar no Distrito Federal. O projeto DF Raízes do Sertão levará, entre este sábado (25) e 13 de abril, uma vasta programação cultural gratuita para 11 cidades do DF e do Entorno. Com palcos temáticos que homenageiam estados nordestinos, o evento tem entrada gratuita à comunidade e oferece um mergulho nas manifestações tradicionais, como música, literatura de cordel, teatro, danças e homenagens a mestres da cultura popular.

O Mamulengo Fuzuê abre a programação neste sábado, em Ceilândia | Foto: Divulgação/Davi Mello

A primeira parada, batizada de Nordeste nas Cidades, será neste fim de semana (25 e 26), em Ceilândia. Com teatro infantil, contação de histórias, cordelistas, quadrilha caipira e shows musicais, famílias e entusiastas da cultura nordestina poderão se divertir e festejar.

“Nada mais justo do que não só homenagearmos, mas valorizarmos a cultura nordestina por meio dos nossos artistas, mestres e mestras da cultura popular”

Claudio Abrantes
secretário de Cultura e Economia Criativa

O projeto é fruto de um chamamento público promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), em parceria com a organização da sociedade civil (OSC) Brasil Sapiens, e busca, além de entreter, promover o diálogo entre a comunidade local e as raízes culturais do Nordeste. Para participar, basta acessar o site oficial do evento, que será realizado sempre aos sábados e domingos, e garantir ingressos gratuitos.

Programação

“Brasília é a capital mais nordestina do nosso país, e nada mais justo do que não só homenagearmos, mas valorizarmos a cultura nordestina por meio dos nossos artistas, mestres e mestras da cultura popular”, afirma o titular da Secec-DF, Claudio Abrantes.

Em Ceilândia, a programação de sábado começa às 17h, com encenação do grupo teatral Mamulengo Fuzuê, e segue com Bumba meu boi Jatobá Cia Articum (18h20), show com Som de Classe (20h) e show com Rapadura XC (21h30). Já no domingo, a festa abre às 16h, com os Mamulengos Sem Fronteira, seguido por uma apresentação de Reisado (17h10), performance dos Meninos de Ceilândia – frevo e bonecos gigantes (20h30) e grupo Taleta de Bambu (20h30).

Veja, abaixo, o cronograma das apresentações

Santa Maria – Maranhão
⇒ 1º e 2 de fevereiro

Planaltina de Goiás – Conexão Nordeste
⇒ 8 e 9 de fevereiro

Gama – Rio Grande do Norte
⇒ 15 e 16 de fevereiro

Guará – Pernambuco
⇒ 
22 e 23 de fevereiro

Sobradinho – Alagoas
⇒ 
8 e 9 de março

São Sebastião – Bahia
⇒ 15 e 16 de março

Samambaia – Sergipe
⇒ 22 e 23 de março

Recanto das Emas – Ceará
⇒ 29 e 30 de março

Planaltina – Paraíba
⇒ 5 e 6 de abril.

Plano Piloto – Mestre Teodoro Freire
⇒ 12 e 13 de abril.

Mais informações:
@raizesdosertaodf
www.sympla.com.br/evento/raizes-do-sertao-conexao-nordeste/2773244

Destaques

Urnas eletrônicas: Assinatura digital e lacração impedem alteração em sistemas eleitorais

Por Kleber Karpov O secretário de Tecnologia da Informação do...

Atitude irresponsável, diz Lula sobre Trump, após revogação de visto de embaixadora brasileira nos EUA

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Praça do Relógio, em Taguatinga, recebe unidade móvel de doação de sangue nesta quinta (6)

Por Kleber Karpov Uma unidade móvel para coleta de sangue...

Campanha Multivacinação 2026: confira as principais dúvidas sobre a imunização no DF

Por Kleber Karpov A Campanha Nacional de Multivacinação de 2026...

Celina Leão descola de Arruda e mantem lideranção na corrida GDF

Por Kleber Karpov A dois meses das eleições, uma nova...