DF está pronto para receber vacina Pfizer/BioNTech

Ultracongelador vai armazenar doses na Rede de Frio Central. Servidores foram treinados para lidar com novo imunizante

A Rede de Frio Central do Distrito Federal está preparada para receber as vacinas da farmacêutica norte-americana Pfizer, produzida em parceria com o laboratório alemão BioNTech. A previsão é que a primeira remessa desse imunizante chegue à capital federal no início de maio. As vacinas precisam ser armazenadas a temperaturas entre -65°C e -80°C, conforme orientação do fabricante.

85%é a taxa de eficácia da Pfizer/BioNTech já na primeira dose

A Secretaria de Saúde promoveu um treinamento com os responsáveis técnicos das salas de vacina e núcleos de redes de frio regionais. A capacitação tem por objetivo preparar os servidores para o correto manuseio das vacinas e aprimorar as condições de armazenamento, apresentação, preparo e via de administração das doses, além de eventos adversos.

“A expectativa da pasta é ampliar os grupos prioritários e conseguir avançar na vacinação, reduzindo a hospitalização e os óbitos”Tereza Luiza, chefe do Núcleo da Rede de Frio

Segundo a chefe do Núcleo da Rede de Frio, Tereza Luiza, “a expectativa da pasta é ampliar os grupos prioritários e conseguir avançar na vacinação, reduzindo assim a hospitalização e os óbitos”.

O frasco da vacina Pfizer/BioNTech contém seis doses. O intervalo entre a primeira e a segunda dose é de 21 dias. De acordo com estudos realizados sobre o imunizante, a vacina garante 85% de eficácia já na primeira dose.

Armazenamento

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analisou as exigências de armazenamento da vacina e flexibilizou as temperaturas utilizadas para conservação em baixas temperaturas. O órgão garante que o armazenamento a uma temperatura entre -15°C e -30°C, por um período de até duas semanas; e de -2°C e -8°C, por até cinco dias, não faz com que a vacina perca a eficácia de seus componentes.

A Secretaria de Saúde espera ampliar o público-alvo da campanha de vacinação com a chegada das doses no início de maio

Após o prazo de duas semanas, as vacinas devem voltar à temperatura recomendada pelo fabricante, entre -65°C e -80°C. O ultracongelador da Rede de Frio Central tem capacidade de 570 litros e consegue armazenar até 40 mil doses de imunizantes. O aparelho consegue atingir a temperatura de -80°C.

Já nas salas de vacina, as doses ficarão armazenadas entre -2°C e -8°C, que é a capacidade das câmaras frias desses locais.

A Secretaria de Saúde espera ampliar o público-alvo da campanha de vacinação contra a covid-19 com a chegada dessas doses. Ressalta que no DF não houve interrupção da aplicação de doses como ocorre em alguns estados.

O Comitê Estratégico de Vacinação fez todo um planejamento para que não houvesse falta de vacinas para nenhum grupo iniciado com a primeira dose e, até mesmo, para quem precisa completar o esquema vacinal.

Lula assina decreto de reajuste em 15% do Bolsa Família

Por Kleber Karpov O presidente da República, Luiz Inácio Lula...

Primeira Turma do STF mantém condenação de Eduardo Bolsonaro

Por Kleber Karpov A Suprema Corte brasileira concluiu o julgamento...

STJ mantém condenação da ex-deputada Flordelis a 50 anos de prisão

Por Kleber Karpov A Sexta Turma do Superior Tribunal de...

SUS vai ofertar canetas emagrecedoras para pacientes com obesidade

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde confirmou que pretende...

IGESDF abre processo seletivo para enfermeiros com foco em urgência e emergência

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Força de Trabalho Médica das UTIs: Estudo aponta esgotamento emocional e burnout de médicos

Por Kleber Karpov Um levantamento de abrangência nacional revela que...

Celina Leão aciona órgãos contra fala de Lula e descarta insolvência do BRB

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão,...

Celina Leão aciona órgãos contra fala de Lula e defende função social do BRB

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Destaques

Lula assina decreto de reajuste em 15% do Bolsa Família

Por Kleber Karpov O presidente da República, Luiz Inácio Lula...

Primeira Turma do STF mantém condenação de Eduardo Bolsonaro

Por Kleber Karpov A Suprema Corte brasileira concluiu o julgamento...

STJ mantém condenação da ex-deputada Flordelis a 50 anos de prisão

Por Kleber Karpov A Sexta Turma do Superior Tribunal de...

SUS vai ofertar canetas emagrecedoras para pacientes com obesidade

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde confirmou que pretende...

IGESDF abre processo seletivo para enfermeiros com foco em urgência e emergência

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...