18.5 C
Brasília
05 dez 2025 03:43

DF deve receber três novos centros esportivos

Parceria com o Governo Federal, Brasil em Campo vai atender estudantes da rede pública e a comunidade para incentivar a prática esportiva

Por Flávio Botelho

Na tarde desta quinta (8), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, recebeu em seu gabinete o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, para uma reunião de apresentação da nova iniciativa federal de incentivo à prática de esportes no país: o programa Brasil em Campo. A parceria entre os governos federal e local deve render três novas infraestruturas esportivas e paradesportivas no DF com livre acesso para toda a população.

O GDF planeja assinar os termos de cessão dos terrenos para a construção dos novos equipamentos. O DF foi a primeira unidade da Federação a demonstrar interesse em implementar as novas estruturas. Durante a reunião, técnicos do Ministério da Cidadania explicaram o projeto para Ibaneis e gestores envolvidos com o tema, como o vice-governador Paco Britto, os secretários José Humberto Pires (Governo), Celina Leão (Esportes e Lazer) e Gustavo Rocha (Casa Civil), além do presidente da Terracap, Izídio Santos.

O governador ressaltou a importância de programas como o Brasil em Campo por se tratarem de parcerias envolvendo o GDF e o Governo Federal, que incentivam o desenvolvimento da cidade, a democratização ao acesso a políticas públicas e a promoção da cidadania e bem estar.  “É importante a realização de ações conjuntas entre os governos, ainda mais quando representam benefícios diretos para a população. A prática de esportes afasta os jovens das drogas e esses espaços também serão usados para encontros comunitários e outras atividades que envolvem as famílias. Por isso, nos interessamos imediatamente em aderir ao programa”, explicou o governador.

Além da prática esportiva, os novos equipamentos também vão trazer outros diversos benefícios, como explica o ministro Onyx Lorenzoni: “Este equipamento vai permitir a prática esportiva, atividade escolar, convívio comunitário, estímulo à convivência de idosos, inclusão social, disputa e competição, garimpagem de novos talentos, ou seja, ele terá uma amplitude impressionante”.

Como o projeto funciona

Para a construção de uma unidade do Brasil em Campo, os municípios interessados devem fornecer os terrenos de 24 mil metros quadrados já terraplanados, cercados e iluminados. A construção da estrutura, que custará cerca de R$ 1,2 milhão, será feita com verbas de emendas parlamentares e de responsabilidade do Ministério da Cidadania, que estima a conclusão das obras 100 dias após seu início.

Concluído, o projeto ficará a cargo das gestões locais e empresas interessadas em explorar o espaço, que será compartilhado com turnos escolares de segunda a sábado. Ao final do contrato, a princípio de cinco anos, o Governo Federal realizará uma inspeção e, caso o equipamento esteja em perfeito estado de conservação, a União transfere-o totalmente para o município ou estado.

Cada unidade do Brasil em Campo contará com um campo de futebol oficial de 105m x 68m com grama sintética; três quadras poliesportivas; uma pista oficial de atletismo; uma cancha de bocha paralímpica; duas quadras de areia; uma academia ao ar livre; uma área para recreação infantil; um pórtico de entrada; um vestiário feminino e um masculino; um módulo para administração; um módulo para lanchonete; e um módulo para loja.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

HRSM inaugura tomógrafo de última geração para agilizar diagnósticos

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM)...

Destaques

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...