19.5 C
Brasília
03 fev 2026 05:30

DF autoriza nomeação de docentes e técnicos para expansão da UnDF

Reforço de quadro e investimento de R$ 25 milhões para novo campus em Ceilândia

Por Kleber Karpov

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), autorizou nesta segunda-feira (02/Fev), a nomeação de 110 docentes e 35 servidores técnicos da carreira de Políticas Públicas e Gestão Governamental (PPGG) para a Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF).

As nomeações têm por finalidade promover a expansão da instituição e a abertura de um novo campus em Ceilândia. Medida que faz parte da estratégia de ampliação do acesso ao ensino superior público e deve ser publicada na edição do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (03/Fev).

Infraestrutura

A nomeação dos novos servidores e a assinatura do contrato de locação para a estrutura em Ceilândia representam um avanço significativo para a UnDF. O investimento adicional previsto para 2026 é de R$ 25 milhões, que será destinado ao fortalecimento da universidade, abrangendo a ampliação do quadro de pessoal e da infraestrutura física.

O governador Ibaneis Rocha expressou orgulho com a iniciativa. “São dois atos importantíssimos que estamos fazendo aqui hoje. Vamos abrir um campus da Universidade do Distrito Federal, que para mim é um dos maiores orgulhos da minha gestão, em Ceilândia. Com certeza teremos muitos alunos das nossas escolas públicas que ingressarão na nossa universidade, que inclusive já ganhou o prêmio esse ano como uma das melhores universidades”, defendeu.

De acordo com a reitora pro tempore da UnDF, Simone Benck, os 110 professores da carreira do magistério e os 35 gestores e analistas de PPGG serão distribuídos por todos os campi da universidade. Esta distribuição visa reforçar e ampliar a oferta educacional da UnDF, com especial atenção à expansão para Ceilândia.

“Eles vão ser lotados na universidade como um todo, seja no Lago Norte, seja na Asa Norte, seja em Samambaia ou no futuro campus de Ceilândia. São 110 professores da carreira do magistério, de diversas áreas do conhecimento, para reforçar e ampliar a oferta da universidade”, afirmou Simone Benck.

Democratização do acesso

A expansão da UnDF é vista como um passo crucial para democratizar o acesso à universidade pública no DF. Conforme observou Simone Benck, a Região Administrativa (RA) Ceilândia, concentra uma grande parte da população de estudantes do ensino médio. A proximidade de um campus universitário pode reduzir a evasão e incentivar a continuidade dos estudos.

“A maior vazão do ensino médio está localizada nessa região oeste. Os estudantes vão se sentir menos tensionados a evadirem da universidade à medida que têm mais mobilidade, uma universidade mais próxima, funcionando em diferentes turnos, dispondo de cursos de diferentes áreas do conhecimento para que façam uma escolha por suas vidas, por suas profissões e possam restituir isso em desenvolvimento socioeconômico para o Distrito Federal”, disse Simone Benck.

Atualmente, a UnDF oferece 19 cursos de graduação e pós-graduação, com cerca de 1,7 mil estudantes matriculados. Com a nomeação dos novos 110 docentes, o número total de professores da universidade deve se aproximar de 200, incluindo aqueles da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), que já atuam nos cursos de Enfermagem e Medicina.

“Com a contratação desses 110 servidores, a gente pretende chegar a cerca de 200 docentes, somando também aqueles da Secretaria de Saúde que atuam nos cursos de Enfermagem e Medicina. No novo campus de Ceilândia, serão ofertados graduações em diferentes campos do saber, certamente teremos Nutrição, Enfermagem e algumas licenciaturas”, completou Simone Benck.

O calendário acadêmico geral da UnDF tem início previsto para 09 de fevereiro. Os preparativos para a inauguração e o uso do novo campus em Ceilândia estão em andamento. A expectativa é que a unidade esteja operacional nos próximos 30 a 40 dias. “As preparações estão sendo feitas para que o uso do campus de Ceilândia aconteça nos próximos 30 a 40 dias”, concluiu Simone Benck.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

Dia D da Saúde promove combate à dengue e vacinação contra a febre amarela

Por Kleber Karpov Profissionais da Secretaria de Saúde do Distrito...

Reino Unido alerta para pancreatite associada a canetas emagrecedoras

Agência de saúde britânica emite comunicado sobre risco, embora...

Destaques

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio Primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

Hackathon: 128 inscritos entram na disputa por soluções para modernizar o Participa DF

Por Redação O 1º Hackathon em Controle Social do Governo...

Saúde do trabalhador: população ganha acesso ao painel de Vigilância à Saúde do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...