19.5 C
Brasília
05 dez 2025 09:26

Detentos que trabalham no Núcleo Bandeirante estão sem pagamento?

Administrador interino da cidade acusa a Funap pelo não pagamento. Esta por sua vez devolve a bola à Administração. Enquanto isso detentos deixam de ajudar no orçamento familiar. 

Sob direção da diretora executiva, doutora, Francisca Aires, a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap-DF), vinculada a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (SEJUS), está investindo na revitalização do sistema de ressocialização dos detentos do DF.

Mas esse esforço pode ser comprometido com o caso da Região Administrativa (RA) Núcleo Bandeirante, que, supostamente, não tem efetuado o pagamento dos presidiários que trabalham para terem as penas reduzidas. A denúncia foi recebida, na terça-feira (31/Mar), pelo blog Política Distrital, por uma servidora do GDF que não quis se identificar.

De acordo com a servidora os detentos que trabalham na RA Núcleo Bandeirante, estão com os salários atrasados: “Os detentos da Funap-DF vem para trabalhar, para fazer a limpeza da cidade e não estão recebendo os salários a que têm direito”, afirma.

A servidora lembra que além de reduzir a pena, esse trabalho ajuda a complementar a renda dos familiares: “Como não estão recebendo não têm como ajudar os familiares.”, e sugere: “A administração poderia ao menos dar uma cesta básica aos detentos para que possam ajudar a família.”, critica.

Procurado pelo Política Distrital, o administrador interino de Candangolândia, Park Way e Núcleo Bandeirante, Roosevelt Vilela (PSB), acusa a Funap-DF pelo problema com os pagamentos dos detentos. “A administração do Bandeirante em feito os pagamentos referentes aos contratos. Porém a Funap não tem feito os pagamentos. O motivo, desconheço.”, afirma Vilela.

Por meio de nota de esclarecimento, em resposta ao Blog, a Funap-DF afirma não haver pendências em relação à RA de Candangolândia, porém em relação a RA Núcleo Bandeirante o Órgão explica que há problemas desde 2015.

De acordo com a Fundação os pagamentos de Dezembro de 2014 e Janeiro de 2015 foram efetuados, Mas em Novembro de 2014 a administração emitiu nota de apenas 60% do valor o que impossibilitou o pagamento integral das bolsas. “Em Fevereiro houve divergência entre os valores apresentado pela administração do Bandeirante com o que deveria ser faturado em favor da Funap, o que impossibilitou a emissão da nota fiscal. Já em Março a nota fiscal também ainda não foi faturada.”, afirma os responsáveis pela área financeira da Funap-DF.

Ressocialização dos detentos

Livro Solidário: A Funap-DF desde o início da gestão do governador, Rodrigo Rollemberg (PSB) e de Aires à frente da Fundação tem realizado diversos projetos em favor da ressocialização dos presos do DF. Em Março, lançou a campanha “Livro Solidário” que teve por objetivo a arrecadação de livros, a serem distribuídos nas penitenciárias do DF para que os detentos tenham acesso às obras e com isso possam obter remição de pena.

Produção de Cadeira de Rodas: Outro projeto da Funap-DF é a Oficina de Produção de Cadeiras de Rodas que profissionaliza 16 detentos em regime aberto e semiaberto, oportunizando o desempenho de atividades profissionais além de atender  pessoas carentes com necessidades especiais, as Associações de Deficientes, Asilos e pessoas com necessidades especiais, com renda familiar inferior a um salário mínimo. o que contribui para a remissão da pena.

Produtos produzidos pelos reeducandos: E ainda dentro do projeto ‘Administração na Sua Quadra’, promovido pela RA Riacho Fundo II, a Funap promoverá, nos dias 06 a 08 de abril, 06 de maio, 17 de junho e 29 de julho, um conjunto de ações para divulgar os produtos produzidos pelos reeducandos do Sistema Penitenciário do DF. Na ocasião haverá exposição explicativa sobre o trabalho de ressocialização de sentenciados; e distribuição cartilhas institucionais da FUNAP.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...