Dengue: pelo menos 11 capitais não vão ampliar faixa etária de vacina

Prefeituras dizem que estão sem doses próximas do vencimento

Por Tâmara Freire

Apesar de o Ministério da Saúde ter autorizado a ampliação da faixa etária para o uso de vacinas contra a dengue próximas ao vencimento, pelo menos 11 capitais vão manter o esquema prioritário de vacinação. São elas: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Natal, Porto Velho, Recife, São Paulo, Salvador e Vitória.
A justificativa das prefeituras e do Distrito Federal é que não há doses a vencer nas próximas semanas. Desta forma, a vacina continuará sendo aplicada apenas em adolescentes de 10 a 14 anos nestas capitais.

O Rio de Janeiro já havia ampliado a faixa etária em janeiro e vai manter o esquema, com vacinação para quem tem de 10 a 16 anos.

Demais cidades

Vacina Qdenga usada para casas de Dengue. Vacina contra Dengue. Foto: Tony Oliveira/ AG Brasilia
Vacina Qdenga. Foto:  Tony Oliveira/ AG Brasilia

Em Porto Velho, capital de Rondônia, todas as doses recebidas já foram aplicadas. De acordo com a prefeitura, a falta de estoque foi comunicada ao Ministério da Saúde, “que prometeu reabastecimento em breve”.

Em Aracaju, no Sergipe, restam poucas vacinas. A cidade já aplicou 19.488 doses, das 20.327. Restam, portanto, cerca de 800 doses disponíveis nos postos de saúde. Com isso, a cidade tem hoje a maior cobertura entre as capitais que enviaram informações à Agência Brasil: 69,9%, considerando apenas a primeira dose.

Em Vitória, no Espírito Santo, a primeira etapa da imunização superou 66% do público-alvo. Por outro lado, em Belém, no Pará, apenas 10,63% do público-alvo recebeu a primeira dose, o que representa menos de 9 mil pessoas.

O esquema de vacinação contra a dengue prevê a aplicação de duas doses, com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda, o que tem sido um desafio em várias capitais.  Em Salvador, mais de 95 mil vacinas foram administradas, mas menos de 27 mil crianças e adolescentes tomaram as duas doses, o que corresponde a cerca de apenas 12% do público-alvo.

Situação semelhante é vista em Natal, no Rio Grande do Norte, onde quase 20 mil pessoas receberam a primeira dose do imunizante, sendo que mais de 10 mil já deveriam ter recebido a segunda, mas ainda não compareceram ao posto de saúde. Em Belo Horizonte, Minas Gerais, a diferença é ainda maior: mais de 100 mil vacinas foram aplicadas como primeira dose e menos de 37 mil como segunda. Atualmente, a cobertura vacinal está em 45% considerando a primeira dose e 16,35% na segunda dose.

Também chama a atenção a disparidade no Recife, onde a cobertura continua muito abaixo do ideal mesmo na primeira dose (24,8%) e está em apenas 6,5%, considerando o esquema vacinal completo.

As duas maiores cidades do país apresentam números parecidos. No Rio de Janeiro, quase 240 mil doses foram aplicadas, mas apenas 68 mil crianças e adolescentes, aproximadamente, estão completamente imunizados, o que corresponde a 20% do público-alvo total. A proporção é semelhante em São Paulo, que já aplicou mais de 274 mil primeiras doses, ou 40,91% da meta, mas menos de 140 mil pessoas receberam o esquema completo.

Mais de mil novos servidores da Saúde são acolhidos em evento de integração no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Desenrola é liberado, e renegociação de dívidas podem ser feitas

Por Kleber Karpov O governo federal liberou às 18h desta...

Higienização das mãos ajuda a salvar vidas

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Hemocentro de Brasília promove coleta de sangue na Esplanada dos Ministérios

Por Kleber Karpov A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) realiza...

Concurso para delegado de polícia abre inscrições nesta quinta-feira (7)

Por Kleber Karpov As inscrições para o concurso público da...

IGESDF abre seleção para médico otorrinolaringologista com salário de R$ 13,3 mil

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Celina Leão entrega 85 novos ônibus elétricos à cidade

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

Destaques

Mais de mil novos servidores da Saúde são acolhidos em evento de integração no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Desenrola é liberado, e renegociação de dívidas podem ser feitas

Por Kleber Karpov O governo federal liberou às 18h desta...

Higienização das mãos ajuda a salvar vidas

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Eleições 2026: Prazo para regularização de título eleitoral termina nesta quarta-feira (6)

Por Kleber Karpov Eleitores do Distrito Federal têm até esta...

Hemocentro de Brasília promove coleta de sangue na Esplanada dos Ministérios

Por Kleber Karpov A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) realiza...