24.5 C
Brasília
19 mar 2025 20:25

Dengue: combatendo o inimigo

Conscientização e prevenção contra a dengue.

Por Polyana Cabral 

“A dengue é muito mais do que uma simples picada de mosquito. É uma doença séria, transmitida pelo Aedes aegypti, que pode causar febres altas, dores intensas pelo corpo, atrás dos olhos e até mesmo manchas vermelhas na pele. Mas o diagnóstico precoce é a chave para evitar complicações graves”, alerta o médico infectologista Julival Ribeiro, coordenador do Núcleo de Controle de Infecções do HBDF.

Muitos casos de dengue ocorrem dentro de nossas próprias casas ou vizinhanças. Por isso, eliminar os criadouros é crucial. Desde vasos com água até tampas de refrigerante podem se tornar focos de reprodução. Limpar o telhado, acondicionar bem o lixo e não permitir o acúmulo de água são medidas indispensáveis.

No entanto, a melhor forma de lidar com a dengue ainda é a prevenção. No calor do verão, quando as chuvas são frequentes e as temperaturas elevadas, o mosquito da dengue encontra condições ideais para se reproduzir. Eles são mais ativos pela manhã e ao entardecer, mas isso não significa que não possam aparecer em outros horários. Proteja-se, cobrindo pernas e pés com roupas adequadas e utilizando repelentes recomendados pela Anvisa ou Ministério da Saúde.

“A maioria das pessoas com dengue apresentam quadro leve, entretanto em algumas pessoas pode ter dengue grave e alguns casos levar a morte. Portanto o diagnóstico precoce é fundamental no acompanhamento da doença,” conclui o especialista.

Lembre-se: todos nós somos responsáveis por combater esse inimigo silencioso. Com ações simples e conscientes, podemos proteger não apenas a nós mesmos, mas toda a comunidade. Faça a sua parte e junte-se à luta contra a dengue.

Saúde amplia prazo para seleção de neonatologistas

Por Karinne Viana A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Vila Telebrasília ganha primeira creche pública com capacidade para 188 crianças em período integral

Por Thaís Miranda A Vila Telebrasília ganhou a primeira creche pública...

Conferência Distrital dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ acontecerá em maio

A 4ª Conferência Distrital dos Direitos das Pessoas Lésbicas,...

UBS 3 do Recanto das Emas incentiva mulheres a cuidarem da saúde

Por Larissa Lustoza Um estímulo ao autocuidado feminino. Foi com...

Destaques

Saúde amplia prazo para seleção de neonatologistas

Por Karinne Viana A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Vila Telebrasília ganha primeira creche pública com capacidade para 188 crianças em período integral

Por Thaís Miranda A Vila Telebrasília ganhou a primeira creche pública...

Conferência Distrital dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ acontecerá em maio

A 4ª Conferência Distrital dos Direitos das Pessoas Lésbicas,...

Senha preferencial para doadores de sangue O negativo e A negativo é prorrogada até o dia 29

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) prorrogou até o...

HCB recebe a sétima turma de médicos residentes em diversas especialidades pediátricas

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB)...