Defensoria Pública leva atendimento itinerante a Ceilândia

Serviço faz parte das ações no Mês da Mulher e vai percorrer também a Rodoviária do Plano Piloto e Vicente Pires

Por Ian Ferraz

Em comemoração ao Mês da Mulher, a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) esteve neste sábado (4) em Ceilândia para prestar atendimento jurídico de forma itinerante. Ao longo do dia, a população procurou a tenda montada pelo órgão para resolver ou encaminhar assuntos como guarda parental, divórcio, pensão alimentícia e outros relacionados ao Direito de família.

Com o atendimento itinerante, a Defensoria Pública se faz presente em locais de grande circulação, como a Feira de Ceilândia | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

O atendimento itinerante é uma forma de a Defensoria Pública se aproximar da população e se fazer presente em locais de grande circulação, como ocorreu na Feira de Ceilândia, na CNM 2, ponto de grande fluxo de pessoas na cidade mais populosa do Distrito Federal.

A escolha da cidade para iniciar as ações itinerantes do Mês da Mulher está relacionada aos índices de violência doméstica. “Ceilândia e Sol Nascente representam os maiores índices em números de violência doméstica aqui do DF, então o nosso intuito é nos aproximarmos dessas vítimas de violência doméstica e das mulheres vulneráveis”, explica a defensora pública e coordenadora de Promoção de Defesa dos Direitos das Mulheres da DPDF, Antonia Carneiro.

A defensora pública Antonia Carneira destaca que a escolha de Ceilândia para iniciar as ações itinerantes do Mês da Mulher se deve aos índices de violência doméstica da região

Segundo a defensora pública, o fato de o serviço estar disponível no fim de semana colabora para que mais mulheres possam acessá-lo por estarem de folga do serviço, sendo uma forma também de encorajá-las a procurar o órgão. “Muitas mulheres vítimas de violência doméstica têm constrangimento, se sentem envergonhadas e não se sentem acolhidas para se dirigir a instituições, delegacias e Poder Judiciário. Então, nós estamos aqui para nos aproximarmos dessas mulheres”.

Assessora da Coordenação de Atendimento Itinerante da DPDF, Juliana Mendes aponta que o serviço itinerante aproxima a Defensoria de comunidades mais vulneráveis

O atendimento itinerante também aproxima a Defensoria de comunidades mais vulneráveis. Dessa forma, todos os cidadãos podem acessar, de forma integral e gratuita, serviços jurídicos, psicossociais e de mediação. “Muitas pessoas não conhecem ou não têm acesso aos serviços da Defensoria e não têm acesso à justiça. Esse é o momento de nos aproximarmos da população, dessas mulheres. Neste mês, estamos priorizando as mulheres, prestando orientação às vítimas de violência doméstica para encaminhá-las ao sistema judiciário”, acrescenta a assessora da Coordenação de Atendimento Itinerante da DPDF, Juliana Mendes.

Moradora de Ceilândia, a cuidadora Janaína Sousa buscou a tenda da Defensoria Pública neste sábado (4): “Fui bem recebida e tirei todas as minhas dúvidas. É bom esse tipo de serviço porque muita gente não tem acesso ou como ir até os órgãos”

Uma das mulheres a buscar atendimento neste sábado foi a cuidadora Janaína Sousa, moradora de Ceilândia. Em busca de informações sobre divórcio, ela aprovou a iniciativa. “Fui bem recebida e tirei todas as minhas dúvidas. É bom esse tipo de serviço porque muita gente não tem acesso ou como ir até os órgãos. E também estamos vendo muita maldade sendo feita com as mulheres, feminicídios, então é essencial ter esse tipo de respaldo”, elogia.

A Defensoria Pública fará atendimentos ao longo de todo o mês de março. A unidade móvel, por exemplo, estará na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto entre os dias 8 e 9, das 9h às 16h. Já em 11 de março, as equipes farão atendimento em Vicente Pires, a partir das 9h, na sede da administração regional.

O atendimento da Defensoria é feito às pessoas com renda familiar inferior a cinco salários mínimos por mês e também às que comprovam situação de insuficiência patrimonial. As demais condições podem ser consultadas no site da DPDF.

Destaques

Urnas eletrônicas: Assinatura digital e lacração impedem alteração em sistemas eleitorais

Por Kleber Karpov O secretário de Tecnologia da Informação do...

Atitude irresponsável, diz Lula sobre Trump, após revogação de visto de embaixadora brasileira nos EUA

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Praça do Relógio, em Taguatinga, recebe unidade móvel de doação de sangue nesta quinta (6)

Por Kleber Karpov Uma unidade móvel para coleta de sangue...

Campanha Multivacinação 2026: confira as principais dúvidas sobre a imunização no DF

Por Kleber Karpov A Campanha Nacional de Multivacinação de 2026...

Celina Leão descola de Arruda e mantem lideranção na corrida GDF

Por Kleber Karpov A dois meses das eleições, uma nova...