20.9 C
Brasília
13 maio 2025 12:53

Curso de primeiros-socorros e prevenção de incêndios reforça segurança no Berçário Buriti

Treinamento realizado no sábado (14) envolveu monitoras, pedagogas, recepcionistas, cozinheiras e profissionais de serviços gerais

No último sábado (14), a Secretaria de Economia (Seec-DF), por meio da Secretaria-Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), promoveu um curso de primeiros-socorros e prevenção de incêndios para as funcionárias do Berçário Institucional Buriti, ministrado pela Brigada do Anexo do Palácio do Buriti. O treinamento, que incluiu monitoras, pedagogas, recepcionistas, cozinheiras e profissionais de serviços gerais, ocorreu no Espaço Qualidade de Vida, localizado no 16º andar do Anexo do Palácio do Buriti, com aulas práticas realizadas no próprio berçário.

O curso foi dividido em dois módulos essenciais para a segurança no ambiente de trabalho. O primeiro, Prevenção e Combate a Incêndios (PCI), com duração de quatro horas, abordou temas como noções básicas de prevenção, conceitos sobre fogo e incêndio, meios de propagação, classes de incêndio, agentes extintores e evacuação segura de locais. Esse conhecimento é fundamental para evitar situações de risco e garantir uma resposta rápida e eficiente em caso de emergências.

O segundo módulo, também com quatro horas de duração, foi dedicado aos primeiros socorros (PS), trazendo informações importantes sobre responsabilidade civil e criminal, condutas adequadas na prestação de socorros, além de diferenciação entre urgências e emergências. Entre os pontos altos do treinamento estavam as técnicas de identificação de situações traumáticas, hemorrágicas, clínicas e metabólicas, assim como a reanimação cardiopulmonar (RCP), especialmente voltada para leigos.

“A iniciativa reforça a importância de capacitar os profissionais que lidam diariamente com crianças pequenas, criando um ambiente mais seguro e preparado para situações inesperadas. Além de aumentar a confiança dos pais, que sabem que seus filhos estão em mãos treinadas, o curso fortalece a cultura de prevenção e cuidados dentro do serviço público”, disse o secretário-executivo de Valorização e Qualidade de Vida, Epitácio Júnior.

CLDF presta homenagem a profissionais de enfermagem

O auditório do Museu Nacional da República ficou lotado...

Imposto maior sobre os cigarros pode diminuir mortalidade infantil

Por Tâmara Freire O aumento na carga tributária dos cigarros...

China deve ampliar em R$ 27 bilhões investimentos no Brasil, anuncia Lula

Por Pedro Peduzzi O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Ações educativas do Maio Amarelo alcançam 1,1 mil pessoas no fim de semana

O Departamento de Trânsito (Detran-DF) promoveu seis ações educativas...

Prazo para manifestação de interesse para empreendimentos em Santa Maria é reaberto

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF)...

Destaques

CLDF presta homenagem a profissionais de enfermagem

O auditório do Museu Nacional da República ficou lotado...

Imposto maior sobre os cigarros pode diminuir mortalidade infantil

Por Tâmara Freire O aumento na carga tributária dos cigarros...

China deve ampliar em R$ 27 bilhões investimentos no Brasil, anuncia Lula

Por Pedro Peduzzi O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Guará recebe a 4ª edição do projeto Ciência na Estrada com atrações interativas e muita tecnologia

Após o sucesso das edições em Ceilândia, Samambaia e...

Adasa: Diretrizes para a implantação de sistemas de recarga artificial de aquíferos no DF são estabelecidas

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico...