Condições da neonatologia do Hospital Regional do Gama preocupa servidores e Sindicato dos Médicos do DF

O presidente do SindMédico-DF, Gutemberg Fialho, esteve no Hospital Regional do Gama (HRG), em reunião convocada pelo próprio sindicato para que fosse discutida a transferência da Unidade de Cuidados Intermediários (UCIN) para o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). Foi exposta nesse encontro a insatisfação dos médicos com o a condução da mudança e com as condições deixadas no HRG para assistência aos neonatos.

Foi centralizada em Santa Maria a internação de alto risco, mas os médicos observaram que, mesmo acima de 37 semanas, recém-nascidos podem requerer cuidados especiais. Pediatras, obstetras, representantes das coordenações dessas especialidades na Secretaria de Estado de Saúde (SES-DF) e o diretor do hospital participaram da conversa.

Não é de hoje que a neonatologia é um problema que aflige os profissionais e usuários dos dois hospitais. Essa última transferência ocorre após a reabertura do centro obstétrico do HRS, depois de oito meses fechado. Para a reativação foi necessário contratar cinco novos pediatras e ampliar a carga horária de outros quatro. Isso, porém, não foi insuficiente e foi feito o remanejamento de 120 horas de um pediatra e de cinco neonatologistas do Gama.  O CO reaberto conta com 15 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCIN), dos quais, até agora, oito foram abertos.

Também foram removidos equipamentos do Gama, que ficou com quatro leitos de retaguarda dentro do CO – considerados insuficientes. A própria localização é um problema, pois implica em movimentação de visitantes por áreas que deveriam dar maior privacidades às pacientes.

O presidente do SindMédico-DF cobrou a formalização da orientação para a transferência dos neonatos do Gama para Santa Maria. “Sem a estrutura instalada no HRG e com os riscos na remoção dos pacientes para o HRG, até pelos problemas existentes com o transporte por ambulâncias, tem que haver um protocolo que dê respaldo ao profissional para orientar suas ações”, observou.

O subsecretário de Atenção Integral à Saúde, Daniel Seabra, considerou pertinente a demanda e se comprometeu a suprir essa lacuna.

O diretor do HRG, José Roberto Macedo, avisou a todos os presentes se opõe a qualquer nova retirada de equipamento de assistência neonatal daquela unidade de saúde.

A coordenadora a neonatologia da SES/DF Laura Czerck Amabile, afirmou que espera-se reabrir a UCIN do HRG em curto prazo, mediante a contração de novos profissionais.

Memória

Em julho de 2012, o SindMédico -DF protocolou no Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM/DF) um pedido de interdição ética na neonatologia do HRSM. A equipe, que deveria ter número mínimo de 11 profissionais, contava com apenas cinco – dois outros foram transferidos para o Hospital Regional da Asa Sul (HRAS).

Fonte: SindMédico-DF

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Celina Leão defende transformar Brasília em hub tecnológico durante reunião do Lide

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

DF bate recorde e alcança 56 mil cirurgias feitas em um ano, anuncia Celina Leão

Por Kleber Karpov O Distrito Federal registrou a marca histórica...

Destaques

Hospital da Região Leste deve realizar 90 cirurgias até sábado (20); média chega a 15 por dia

Por Kleber Karpov Equipes do Hospital da Região Leste (HRL),...

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Jaques Wagner entra na mira da PF, investigado por ser um dos beneficiários de recursos do Master

Por Kleber Karpov O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do...

Apesar da herança maldita, Celina Leão mantém liderança com 27,8% das intenções de votos na corrida ao GDF

Por Kleber Karpov A primeira pesquisa eleitoral para o Governo...