Condições da neonatologia do Hospital Regional do Gama preocupa servidores e Sindicato dos Médicos do DF

O presidente do SindMédico-DF, Gutemberg Fialho, esteve no Hospital Regional do Gama (HRG), em reunião convocada pelo próprio sindicato para que fosse discutida a transferência da Unidade de Cuidados Intermediários (UCIN) para o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). Foi exposta nesse encontro a insatisfação dos médicos com o a condução da mudança e com as condições deixadas no HRG para assistência aos neonatos.

Foi centralizada em Santa Maria a internação de alto risco, mas os médicos observaram que, mesmo acima de 37 semanas, recém-nascidos podem requerer cuidados especiais. Pediatras, obstetras, representantes das coordenações dessas especialidades na Secretaria de Estado de Saúde (SES-DF) e o diretor do hospital participaram da conversa.

Não é de hoje que a neonatologia é um problema que aflige os profissionais e usuários dos dois hospitais. Essa última transferência ocorre após a reabertura do centro obstétrico do HRS, depois de oito meses fechado. Para a reativação foi necessário contratar cinco novos pediatras e ampliar a carga horária de outros quatro. Isso, porém, não foi insuficiente e foi feito o remanejamento de 120 horas de um pediatra e de cinco neonatologistas do Gama.  O CO reaberto conta com 15 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCIN), dos quais, até agora, oito foram abertos.

Também foram removidos equipamentos do Gama, que ficou com quatro leitos de retaguarda dentro do CO – considerados insuficientes. A própria localização é um problema, pois implica em movimentação de visitantes por áreas que deveriam dar maior privacidades às pacientes.

O presidente do SindMédico-DF cobrou a formalização da orientação para a transferência dos neonatos do Gama para Santa Maria. “Sem a estrutura instalada no HRG e com os riscos na remoção dos pacientes para o HRG, até pelos problemas existentes com o transporte por ambulâncias, tem que haver um protocolo que dê respaldo ao profissional para orientar suas ações”, observou.

O subsecretário de Atenção Integral à Saúde, Daniel Seabra, considerou pertinente a demanda e se comprometeu a suprir essa lacuna.

O diretor do HRG, José Roberto Macedo, avisou a todos os presentes se opõe a qualquer nova retirada de equipamento de assistência neonatal daquela unidade de saúde.

A coordenadora a neonatologia da SES/DF Laura Czerck Amabile, afirmou que espera-se reabrir a UCIN do HRG em curto prazo, mediante a contração de novos profissionais.

Memória

Em julho de 2012, o SindMédico -DF protocolou no Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM/DF) um pedido de interdição ética na neonatologia do HRSM. A equipe, que deveria ter número mínimo de 11 profissionais, contava com apenas cinco – dois outros foram transferidos para o Hospital Regional da Asa Sul (HRAS).

Fonte: SindMédico-DF

Registros de casos de sarampo sobem para 16 em São Paulo

Por Kleber Karpov O estado de São Paulo confirmou, nesta...

Estudo sobre hepatites virais traça panorama da doença em onze anos

Por Kleber Karpov Pesquisadores do Einstein Hospital Israelita traçaram um...

CNU 2 divulga nova classificação com vagas remanescentes e adicionais

Por Kleber Karpov A Escola Nacional de Administração Pública (Enap),...

STF derruba restrição a compra de veículos por pessoas com deficiência

Por Kleber Karpov O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou, nesta...

Fórum CNT de Debates reúne presidenciáveis e lideranças do transporte

Por Kleber Karpov O Sistema Transporte realizará, nos dias 18...

IGESDF abre seleção para cinco áreas com salários de até R$ 16 mil

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Elieções 2026: TSE faz semana de ações para mostrar funcionamento da urna eletrônica

Por Kleber Karpov O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promove nesta...

Destaques

Registros de casos de sarampo sobem para 16 em São Paulo

Por Kleber Karpov O estado de São Paulo confirmou, nesta...

Estudo sobre hepatites virais traça panorama da doença em onze anos

Por Kleber Karpov Pesquisadores do Einstein Hospital Israelita traçaram um...

CNU 2 divulga nova classificação com vagas remanescentes e adicionais

Por Kleber Karpov A Escola Nacional de Administração Pública (Enap),...

STF derruba restrição a compra de veículos por pessoas com deficiência

Por Kleber Karpov O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou, nesta...

Fórum CNT de Debates reúne presidenciáveis e lideranças do transporte

Por Kleber Karpov O Sistema Transporte realizará, nos dias 18...