Cofen publica nota técnica sobre competências da Enfermagem no enfrentamento à epidemia de dengue

Documento define atribuições do enfermeiro em meio à epidemia de dengue que a saúde pública vem sofrendo

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) divulgou, nesta segunda (26/2), nota técnica sobre operações de emergência, diante do cenário de epidemia de dengue enfrentado no Brasil. O documento, elaborado pelo Comitê de Operações de Emergências em Saúde (COES/Cofen) e pela Comissão Nacional de Urgência e Emergência (Conue/Cofen) foi submetido e aprovado pelo plenário. Ele define competências e atribuições do enfermeiro para enfrentamento à epidemia.

A nota define que cabe ao profissional de Enfermagem orientar, realizar, encaminhar, coletar e registrar dados da forma mais detalhada possível no prontuário do paciente. “O Cofen reconhece a relevância de cada profissional de saúde envolvido no enfrentamento da dengue e reitera seu especial agradecimento aos profissionais de Enfermagem que, incansavelmente, atuam para assegurar a saúde a toda população brasileira”, destaca a presidente do Cofen, Betânia Santos.

Segundo Eduardo Fernando de Souza, coordenador do COES/Cofen, o enfermeiro está capacitado para oferecer um cuidado abrangente e essencial, englobando a elaboração, implementação, execução de planos de cuidados e tomada de decisão, além de sua capacidade de orientação, acolhimento, avaliação clínica, solicitação de exames e administração de medicamentos dos protocolos institucionais.

A nota destaca a importância do reconhecimento dos sinais de alarme da dengue é de vital para nortear os profissionais de saúde no momento da triagem, e consequente evolução clínica e casos de hospitalização.

Confira a íntegra do documento.

FonteCofen

Destaques

Urnas eletrônicas: Assinatura digital e lacração impedem alteração em sistemas eleitorais

Por Kleber Karpov O secretário de Tecnologia da Informação do...

Atitude irresponsável, diz Lula sobre Trump, após revogação de visto de embaixadora brasileira nos EUA

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Praça do Relógio, em Taguatinga, recebe unidade móvel de doação de sangue nesta quinta (6)

Por Kleber Karpov Uma unidade móvel para coleta de sangue...

Campanha Multivacinação 2026: confira as principais dúvidas sobre a imunização no DF

Por Kleber Karpov A Campanha Nacional de Multivacinação de 2026...

Celina Leão descola de Arruda e mantem lideranção na corrida GDF

Por Kleber Karpov A dois meses das eleições, uma nova...