23.5 C
Brasília
18 mar 2026 22:53

Chico Vigilante acusa DFTrans de torturar passageiros idosos ao cancelar Passe Livre

O deputado distrital Chico Vigilante (PT) defendeu, na tarde desta quinta-feira (09), a extinção do DFTrans, órgão responsável pelo planejamento, controle e avaliação do transporte público do DF.

O parlamentar se baseia nas inúmeras arbitrariedades cometidas pelo órgão. A última delas, segundo ele, foi a denúncia levada ao gabinete por uma moradora de Planaltina. Segundo ela, o DFTrans cancelou todos os cartões de Passe Livre das pessoas com mais de 60 anos de idade. Com isso, os idosos estão sendo obrigados a fazer o percurso na parte da frente dos ônibus, sem nenhum conforto, em pé e sujeitos a quedas durante o trajeto.

“O que está sendo feito com as pessoas de idade é tortura”, acusa o parlamentar. “É necessário que restabeleça a dignidade deste homens e mulheres. Não estão respeitando nem o Estatuto do Idoso”, defende Vigilante.

Para ele, é necessário que o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) reestruture o órgão e o transforme em uma subsecretaria dentro da Secretaria de Transportes. “É necessário que esta Casa se posicione contra esses absurdos cometidos pelo DFTrans, porque ele está servindo apenas como cabide de emprego”, conclui.

Destaques

Fiocruz firma acordo com empresa chinesa WuXi Biologics para ampliar produção de vacinas para o SUS

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio...

HRAN celebra formação e recepção de residentes em cirurgia plástica

Por Kleber Karpov A Unidade de Cirurgia Plástica do Hospital...

ARTEridade: Oficinas de arte viram ponto de encontro para pessoas 60+ em Brasília

Por Kleber Karpov Um projeto cultural em Brasília tem se...