Centrais de emergência 190 e 193 iniciam atendimento em Libras no DF

O serviço pode ser acessado nos sites da PMDF e do Corpo de Bombeiros, com intermediação das equipes de intérpretes da Central de Atendimento ao Cidadão

Por Josiane Borges

Para garantir acessibilidade nos serviços públicos, o Governo do Distrito Federal (GDF) incluiu nas centrais de atendimento de emergência 190, da Polícia Militar, e 193, do Corpo de Bombeiros Militar, o atendimento na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para as pessoas com deficiência auditiva e ou/de fala.

Centro de Operações do Corpo de Bombeiros Militar atua integrado com atendimento inclusivo | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Para o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, a medida está promovendo a inclusão: “A acessibilidade em Libras nos canais de atendimento de emergência é essencial para a inclusão da população. Essa era uma demanda, e nos debruçamos em busca do melhor caminho para acesso do cidadão a esses serviços públicos”.

“Estamos nos adequando a esse processo, que vai facilitar o acesso aos serviços dos bombeiros para esse público”Capitão Reginaldo Machado, do do CBMDF

De acordo com o subchefe do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), major Márcio Silva, o serviço é acessado por meio dos sites institucionais das corporações e totalmente integrado com a Central 156. “Foi feito um fluxo ajustado e acertado entre as duas centrais”, conta. “Os atendentes do 156 agem como intérpretes nesse atendimento, são a nossa ponte entre o cidadão e os operadores da PMDF”.

Os atendentes intérpretes da Central de Atendimento ao Cidadão participaram de um treinamento com a equipe da PMDF. “Eles presenciaram a complexidade e importância das informações que precisam coletar das pessoas”, explica o coordenador da Central de Relacionamento do GDF, Joran Freire. “Além disso, sabem que, como são serviços de urgência, requerem mais atenção, empatia, pois a pessoa pode estar em situação de risco”.

Como funciona

Para acessar o serviço, a pessoa pode acessar o site da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros – ambos possuem o ícone do atendimento em Libras. Basta clicar na imagem: após um cadastro rápido, começa a videochamada. Um profissional da Central de Atendimento ao Cidadão do DF (156) aciona o 190 ou 193 e fala com um atendente das corporações ao mesmo tempo em que registra a ocorrência, intermediando a chamada. O atendimento funciona 24h, todos os dias da semana.

Para acessar os serviços do Corpo de Bombeiros do DF (CBMDF), o processo e a integração entre as equipes funcionam da mesma forma. “Estamos nos adequando a esse processo, que vai facilitar o acesso aos serviços dos bombeiros para esse público”, enfatiza o capitão do CBMDF, Reginaldo Machado. “O nosso protocolo de atendimento se manterá o mesmo, padronizado internacionalmente. Temos oito minutos para atender as ocorrências, desde o momento do registro dela em sistema na Central até a chegada dos socorristas no local demandado”.

Atendimento em Libras

De acordo com Joran Freire, o suporte já está disponível em outros quatro canais de atendimento do Governo: Central do Cidadão (156), Ouvidoria (162), Disque Saúde (160) e Procon (151). A assistência às pessoas com deficiência é feita por meio dos sites desses órgãos.

“Hoje, recebemos entre 400 a 500 chamadas por mês para esses serviços”, aponta o coordenador da Central de Relacionamento do GDF. “Em breve, vamos oferecer o atendimento em Libras nas centrais do Detran e incluir novos serviços para ampliar ainda mais a acessibilidade e a inclusão nos canais de atendimento do governo.”

Arte: Agência Brasília

13 delegacias do Distrito Federal se tornam portas de entradas ao programa Viva Flor no DF

Por Kleber Karpov Treze delegacias do Distrito Federal passaram a...

OMS defende calendário vacinal após Trump reduzir imunização infantil

Por Kleber Karpov A Organização Mundial da Saúde (OMS) defendeu,...

Fundo Garantidor de Crédito exige balanço para deliberar sobre empréstimo ao BRB

Por Kleber Karpov O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) condicionou...

Celina Leão confirma realização do Festival de Cinema de Brasília

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Anvisa libera venda de medicamentos por plataformas como iFood e Rapp

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Eleições: Prazo para solicitar voto em trânsito termina em 20 de agosto

Por Kleber Karpov Eleitores que estarão fora de seu domicílio...

Estações do Metrô de São Paulo recebem campanha de vacinação contra o sarampo

Por Kleber Karpov A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de...

Rede de vigilância é essencial para evitar propagação de sarampo em São Paulo

Por Kleber Karpov A concentração de 23 casos confirmados de...

Destaques

13 delegacias do Distrito Federal se tornam portas de entradas ao programa Viva Flor no DF

Por Kleber Karpov Treze delegacias do Distrito Federal passaram a...

OMS defende calendário vacinal após Trump reduzir imunização infantil

Por Kleber Karpov A Organização Mundial da Saúde (OMS) defendeu,...

Fundo Garantidor de Crédito exige balanço para deliberar sobre empréstimo ao BRB

Por Kleber Karpov O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) condicionou...

Celina Leão confirma realização do Festival de Cinema de Brasília

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Anvisa libera venda de medicamentos por plataformas como iFood e Rapp

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...