19.5 C
Brasília
02 abr 2026 01:58

Celina Leão entrega novas viaturas e drone à PMDF para reforço da Segurança Pública do DF

Equipamentos tecnológicos serão destinados a áreas com maior incidência de crimes e violência doméstica

Por Kleber Karpov

A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas), entregou à Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), nesta quarta-feira (1º/Abr), um reforço de 13 novas viaturas e um drone de alta tecnologia para ampliar o policiamento ostensivo. A entrega dos equipamentos, viabilizada por emenda parlamentar da senadora Damares Alves, ocorreu no Palácio Tiradentes e visa, prioritariamente, fortalecer o combate à violência doméstica e a outros crimes em áreas de alta incidência criminal, aumentando a capacidade de resposta da corporação.

Os novos recursos devem ser empregados de forma estratégica, com foco especial no enfrentamento à violência contra mulheres, crianças, idosos e pessoas com deficiência. O acionamento se dará via 190, e a alocação dos veículos com prioridade para as Regiões Administrativas (RAs) com estatísticas mais elevadas desses crimes, como Ceilândia, Samambaia, Planaltina, Brazlândia, Recanto das Emas, Taguatinga, Paranoá, São Sebastião, Estrutural e Gama.

A iniciativa também contempla o fortalecimento do policiamento de prevenção orientado à violência doméstica (Provid) e a implantação de espaços de acolhimento, como a sala lilás em unidades policiais. Segundo a governadora Celina Leão, a modernização da frota é fundamental para a proteção da população. “Quando você troca o equipamento da polícia, dá mais agilidade e protege mais o cidadão. A distribuição é feita conforme o planejamento do comandante-geral, chegando para quem mais precisa”, declarou.

Tecnologia

As viaturas entregues possuem tração diferenciada, o que permite a atuação tanto em vias urbanas quanto em terrenos acidentados. O drone, por sua vez, agrega tecnologia para monitoramento e planejamento de operações, com capacidade de leitura de placas de veículos e identificação de aglomerações. Esta entrega soma-se a outras 27 viaturas destinadas pela mesma emenda parlamentar em dezembro de 2025.

“São veículos mais robustos, com tração diferenciada, que permitem atuar tanto em vias urbanas quanto em terrenos acidentados. O drone traz tecnologia importante, com leitura de placas e capacidade de quantificar pessoas em uma localidade, o que dá mais assertividade ao planejamento e às ações. A distribuição dessas viaturas considera regiões com maior incidência de feminicídio, para fortalecer a atuação onde esse tipo de crime mais ocorre”, ressaltou o comandante-geral da PMDF, coronel Rômulo Palhares.

O secretário-executivo de Segurança Pública do DF, Alexandre Patury, destacou a inteligência embarcada no novo equipamento aéreo. “Foram entregues 40 equipamentos no total, com os de dezembro e de hoje. Esse drone tem um alcance muito maior, com inteligência artificial embarcada, que permite inclusive a contagem de pessoas em multidões. E as viaturas, que nesse primeiro momento são voltadas para o combate ao feminicídio e a outros crimes contra as mulheres, estão reforçando o atendimento na ponta”, afirmou.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Secretaria intensifica atendimento e amplia acesso à saúde feminina no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Celina Leão substitui comandante-geral da PMDF

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

Segundo Fachin, encerramento do inquérito das fake news está em discussão no STF

Por Kleber Karpov O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Com investimento de R$ 9,4 milhões, GDF inaugura Escola Classe 401 no Itapoã Parque

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Governança no DF ganha força com integração entre órgãos

Por Kleber Karpov A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) promoveu,...

Medicamentos podem ter reajuste de até 3,81% a partir desta terça

Por Kleber Karpov Os preços dos medicamentos vendidos no Brasil...

Cerca de 30 mil agendamentos são antecipados em mutirão do INSS

Por Kleber Karpov O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)...

Destaques

Celina Leão inaugura primeiro papa-entulho do Riacho Fundo para reforço no combate ao descarte irregular

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

Secretaria intensifica atendimento e amplia acesso à saúde feminina no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Celina Leão substitui comandante-geral da PMDF

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

Segundo Fachin, encerramento do inquérito das fake news está em discussão no STF

Por Kleber Karpov O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Com investimento de R$ 9,4 milhões, GDF inaugura Escola Classe 401 no Itapoã Parque

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...