21.5 C
Brasília
16 mar 2026 21:26

Câmara aprova punição para quem divulgar imagem de nudez gerada por inteligência artificial com fim de constranger

Projeto prevê reclusão de dois a seis anos e multa para a chamada produção de 'deepnude'; texto vai ao Senado

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (19) projeto de lei que inclui no Código Penal o crime de manipular, produzir ou divulgar conteúdo de nudez ou ato sexual falso gerado por tecnologia de inteligência artificial e outros meios tecnológicos. O texto será enviado ao Senado.

De autoria da deputada Amanda Gentil (PP-MA), o Projeto de Lei 3821/24 foi aprovado com substitutivo da relatora, deputada Yandra Moura (União-SE), no qual tal prática também é tipificada no Código Eleitoral.

Se virar lei, o crime incluído no Código Penal pode ser punido com reclusão de 2 a 6 anos e multa se o fato não constituir crime mais grave. A pena será aumentada de 1/3 até a metade se a vítima for mulher, criança, adolescente, pessoa idosa ou com deficiência.

Quando o crime for cometido com a disseminação em massa por meio de redes sociais ou plataformas digitais, a pena será aumentada de 1/3 ao dobro.

Campanha eleitoral

Para coibir essa prática em campanhas eleitorais, a relatora incluiu no Código Eleitoral a tipificação semelhante, mas a pena de reclusão tem intervalo maior, de 2 a 8 anos e multa. A única diferença em relação ao Código Penal é que as imagens envolvem candidatos ou candidatas.

Haverá o mesmo aumento de pena quando a ofendida for mulher, pessoa com deficiência ou idosa (1/3 até a metade).

Quando a conduta for praticada por candidato, além das penas previstas será imposta a cassação do registro de candidatura ou do diploma.

Manipulação de imagens

Yandra Moura afirmou que o projeto não busca censurar a liberdade de expressão, mas punir o uso abusivo de material para macular a imagem das pessoas. “A inviolabilidade da imagem não se limita aos meios físicos de violação. Não podemos nos esquivar de regulamentar o uso das tecnologias referentes a inteligência artificial e aos limites de seu uso”, disse.

A relatora destacou que a proposta não coíbe o uso da inteligência artificial. “A gente pune quem abusa da inteligência artificial para cometer crimes que transformem e distribuem imagens de qualquer cidadão de forma sexual.”

Segundo a autora, deputada Amanda Gentil, a manipulação de imagens sexuais com inteligência artificial, os chamados “deepnudes”, afasta mulheres da política e perpetua um cenário de sub-representação nos espaços de poder. “A legislação atual não é suficiente para punir o crime com o rigor necessário”, disse.

Discussão e votação de propostas legislativas. Dep. Amanda Gentil (PP - MA)
Amanda Gentil, autora do projeto de lei – Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Durante o debate do texto no Plenário, a deputada Gisela Simona (União-MT) disse que a proposta é específica e protege a dignidade sexual de qualquer pessoa. “No momento da eleição, são as mulheres que são atacadas na sua dignidade pessoal.”

O deputado Jorge Solla (PT-BA) afirmou que precisa ficar claro que é crime distorcer imagens com inteligência artificial. “Vamos colocar no Código Penal. Todos que usarem imagens e distorcerem serão condenados”, disse.

Crime de opinião

Porém, o deputado Mario Frias (PL-SP) afirmou que o projeto abre mais um precedente para mais pessoas serem perseguidas por crime de opinião. “Este projeto, que tem a intenção de proteger, está dando poderes a mais um burocrata não eleito para perseguir”, afirmou.

Ele ressaltou que todos que participam do ambiente digital correm algum tipo de risco.

Para a deputada Bia Kicis (PL-DF), vice-líder da Minoria, qualquer adulteração de imagem já é crime de fraude, previsto no Código Eleitoral. “Esse projeto me parece como o lobo em pele de cordeiro. Paira uma grande desconfiança na atuação da corte eleitoral”, disse.

Apesar das críticas, os partidos de oposição alteraram sua posição e votaram pela aprovação do texto.

Ministério da Saúde aumenta em 15% os repasses para hemodiálises

Por Klebe Karpov O Sistema Único de Saúde (SUS) receberá...

Médica é morta a tiros por policiais militares em abordagem no Rio

Por Kleber Karpov A médica Gabriela Monteiro, de 30 anos,...

Mutirão da Febraban para negociar dívidas com bancos vai até 31 de março

Por Redação A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em conjunto...

IRPF 2026 deve realizar restituição automaticamente à pequenos contribuintes

Por Kleber Karpov A Receita Federal anunciou a implementação do...

Festival de reggae celebra 27 anos de Dida Rodriguez e Banda Alínea 11 na Torre de TV

Por Kleber Karpov Brasília será palco do Festival de Reggae...

MPF pede condenação de Ratinho e SBT por falas transfóbicas contra Erika Hilton

Por Kleber Karpov O Ministério Público Federal (MPF) protocolou uma...

Saúde abre 310 vagas de especialização em enfermagem neonatal

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde (MS) anunciou a...

Internato no DF Star Bolsonaro tem piora da função renal e aumento de inflamação

Por Kleber Karpov O ex-presidente Jair Bolsonaro registrou uma piora...

Destaques

Ministério da Saúde aumenta em 15% os repasses para hemodiálises

Por Klebe Karpov O Sistema Único de Saúde (SUS) receberá...

Médica é morta a tiros por policiais militares em abordagem no Rio

Por Kleber Karpov A médica Gabriela Monteiro, de 30 anos,...

Mutirão da Febraban para negociar dívidas com bancos vai até 31 de março

Por Redação A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em conjunto...

IRPF 2026 deve realizar restituição automaticamente à pequenos contribuintes

Por Kleber Karpov A Receita Federal anunciou a implementação do...

Festival de reggae celebra 27 anos de Dida Rodriguez e Banda Alínea 11 na Torre de TV

Por Kleber Karpov Brasília será palco do Festival de Reggae...