20.5 C
Brasília
22 mar 2026 02:59

Biblioteca Nacional de Brasília lança clubinho de leitura para crianças

Iniciativa com programação mensal e gratuita estreia neste sábado (18) e visa formar leitores desde a primeira infância, com encontros mediados e empréstimo de livros

Por Kleber Karpov

A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) inaugura, neste sábado (18), às 10h, o Clubinho de Leitura BNB, um projeto mensal e gratuito voltado para crianças de até 11 anos. Com o tema de estreia “Onde moram os livros”, a iniciativa busca incentivar o hábito da leitura na infância por meio de encontros mediados, visitas guiadas e o empréstimo de títulos do acervo.

Formando novos leitores

A cada encontro, que ocorrerá sempre aos sábados pela manhã no Espaço Infantil da BNB, dois livros serão lidos com mediação para os participantes. O primeiro evento incluirá uma visita guiada para que as crianças conheçam as instalações da biblioteca. A curadoria do projeto é da educadora Ana Paula Bernardes, da Biblioteca Comunitária Roedores de Livros, e a mediação será conduzida pela comunicóloga e cenógrafa Carla Nery.

Segundo a diretora da instituição, Marmenha Rosário, a criação do clubinho faz parte de um esforço para ampliar o alcance da programação cultural da BNB a novos públicos. “Estamos felizes, pois esse clubinho nasce com a missão de formar leitores desde a primeira infância e, principalmente, fortalecer os vínculos das crianças com a biblioteca”, ressaltou a diretora.

Expansão e acesso

Além das atividades no local, as famílias serão incentivadas a levar até cinco livros para casa por meio do serviço de empréstimo da BNB, prolongando a experiência da leitura em ambiente familiar. A iniciativa se soma a outros clubes de leitura já existentes na biblioteca, que atendem o público adulto e 60+, consolidando o espaço como um polo de acesso à literatura para todas as idades.

A escolha do mês de outubro para o lançamento dialoga com as celebrações do Mês das Crianças e da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que ocorre de 23 a 29 de outubro. A programação do Clubinho de Leitura para os próximos encontros de 2025 já tem temas definidos: “Vozes candangas” e “É tudo família”.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Governo Federal fiscalizou 1,1 mil postos de combustíveis para evitar abusos

Por Kleber Karpov O governo federal intensificou a fiscalização em...

Mutirão da Mulher realiza 230 mil procedimentos no fim de semana

Por Pedro Rafael Vilela Um mutirão nacional de saúde, envolvendo...

Planaltina realiza três dias de shows do Festival ExpoMix Brasil

Por Luciene Rodrigues A cidade de Planaltina receberá, pela primeira...

Governador Ibaneis Rocha participa de evento de conscientização contra a violência de gênero

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha participou, na manhã...

CrisDown no HRAN é referência no atendimento a pessoas com a síndrome

Por Kleber Karpov Em celebração ao Dia Internacional da Síndrome...

Destaques

Governo Federal fiscalizou 1,1 mil postos de combustíveis para evitar abusos

Por Kleber Karpov O governo federal intensificou a fiscalização em...

Mutirão da Mulher realiza 230 mil procedimentos no fim de semana

Por Pedro Rafael Vilela Um mutirão nacional de saúde, envolvendo...

II Encontro dos Técnicos em Enfermagem das Cooperativas de Saúde do DF está com inscrições abertas

Por Kleber Karpov O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em...

Profissionais orientam pacientes e acompanhantes sobre prevenção de engasgos no Hospital da Criançaz

Por Kleber Karpov Em comemoração ao Dia Nacional de Atenção...

HBDF realiza mutirão de colonoscopia e reforça prevenção ao câncer de intestino

Por Kleber Karpov O Hospital de Base do Distrito Federal...