12.5 C
Brasília
13 jul 2025 02:06

As escuras, Rollemberg tentar apertar o cerco contra servidores da CEB que estão em greve

Mesmo com chuvas torrenciais, níveis de reservatórios de água continuam a cair

Por Kleber Karpov

Pelo jeito São Pedro também desaprova a gestão do governador do DF, o socialista, Rodrigo Rollemberg. Em meio ao racionamento, e após pedir bastante chuva, durante a inaugração da estação de captação de energia solar, na estação do Metrô em Guariroba, bairro da Região Administrativa de Ceilândai, há cerca de três semanas, as chuvas chegaram e a grande realização de Rollemberg desceu enxurrada abaixo.

As obras de infraestrutura de Sol Nascente não resistiu a primeira chuva, a cidade alagou a ponto de arrastar um cidadão por centenas de metros em plena avenida principal daquele bairro, além de inundar carros e casas da região.

Rollemberg chegou a montar uma gestão de crise, para tentar fazer manutenção na rede de águas pluviais de modo a tentar reverter o problema, mas São Pedro, respondeu a ação com mais chuva.

Como se não bastasse, os servidores da Companhia Energética de Brasília (CEB), resolveram cruzar os braços e deflagraram uma greve na segunda-feira (6/Nov). Como se tivessem combinado com São Pedro, a quarta-feira (8/Nov) a chuva voltou a castigar todo o DF e boa parte da cidade ficou sem energia e permanece até o momento.

A combinação de chuvas torrenciais, vendavais, árvores derrubadas resultou em um montante de mais de 2 mil registros de ocorrências junto a CEB. Mas de branços cruzados, o Executivo assiste a figuras importantes, sobretudo da Região Adminstrativa do Lago Norte, querendo a cabeça de Rollemberg em uma bandeja, após ficarem sem energia por mais de 33 horas seguidas.

O resultado não poderia ser outro. Rollemberg endureceu o jogo e publicou uma Nota Oficial em que determina à direção da CEB que tome medidas urgentes, corte o ponto dos servidores grevistas e consiga, na Justiça, a ilegalidade da greve.

Confira a Nota Oficial:

O Governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, determinou à direção da CEB Distribuição que adote as medidas legais junto à Justiça para questionar a greve deflagrada por seus funcionários e que tem causado enormes e desnecessários transtornos à população brasiliense.

É inadmissível que, num momento em que boa parte da cidade sofre sérios danos com as sucessivas enxurradas, os funcionários da empresa entrem em greve e deixem de atender plenamente a milhares de pedidos de reparos.

O Governo também agirá no sentido de garantir que os servidores da CEB Distribuição que não aderiram à greve tenham acesso a seus locais de trabalho e, assim, deem continuidade ao atendimento à população.

O Governo também determinou à diretoria da empresa que corte o ponto dos servidores grevistas.

Por ironia do destino, mesmo com São Pedro sabotando o ninho da possível reeleição de Rollemberg, os níveis dos reservatórios do Descoberto e de Santa Maria, também parecem estar sabotando o governador.

Na primeira chuva forte, o índice da barragem do Descoberto chegou a registrar pouco mais de 7%, e mesmo com o ‘pé d’água enviado por São Pedro, o nível continuou a cair e marca apenas 5,8% do volume útil de acordo com medição da Adasa (9/Nov).

Decisão Judicial

Vale observar que o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 10ª Região reconheceu na segunda-feira (06), a legitimidade da reivindicação de reajuste da categoria, relacionado a Data-Base da categoria na CEB no período de primeiro de novembro.

“Os documentos que instruem o feito comprovam a legitimidade do autor, bem como as atas das reuniões de negociação ocorridas em outubro”, sentencia. “Revelam ainda que até o presente momento as partes ainda não chegaram a um consenso sobre os termos do ACT 2017/18, que irá substituir o instrumento coletivo, cuja vigência expirou em 31/10/17”, atestou o TRT.

Assembleia

No que depender do Sindicato dos Urbanitários do DF (STIU) que representa os servidores da CEB, que deve realizar assembleia na manhã desta sexta-feira (10/Nov), “a categoria continua fortalecida e segue firme no caminho da vitória”, enquanto o GDF parece ter chegado ao limite na arte de negociar.

O STIU-DF convoca as trabalhadoras e trabalhadores da CEB para nova e importante assembleia a ser realizada nesta sexta-feira (10), às 9h, na sede da empresa no SIA. Haverá ônibus.

Na assembleia, os dirigentes sindicais vão atualizar a categoria sobre as últimas tratativas feitas com a direção da empresa e com o GDF sobre a Campanha Salarial.

Participe! Mantendo a mobilização e unidade, a categoria continua fortalecida e segue firme no caminho da vitória.

Punição ou…

Resta saber se as ‘forças divinas’ andam conspirando contra Rollemberg ou cobrando a fatura de tanto descaso com o Distrito Federal.

[poll id=”8″]

Brasil retomará fabricação nacional de insulina após 20 anos

O Ministério da Saúde recebeu, nesta sexta-feira (11), o...

MEC quer estender Pé-de-Meia a todos do ensino médio da rede pública

Por Daniella Almeida  O ministro da Educação, Camilo Santana, declarou nesta...

Incêndios florestais diminuem 54% no DF no primeiro semestre de 2025

A Operação Verde Vivo 2025, do Governo do Distrito...

Vaquinha Online: Campanha pede apoio para ajudar custear cirurgia de urgência de jornalista do DF

Por Kleber Karpov Colegas da jornalista Francine Marquez, de Brasília,...

Somos contrários, mas aplaudimos a taxação de Trump contra o povo brasileiro?

Por Kleber Karpov Estranhamente, um vídeo gravado publicado nas redes...

Destaques

Brasil retomará fabricação nacional de insulina após 20 anos

O Ministério da Saúde recebeu, nesta sexta-feira (11), o...

MEC quer estender Pé-de-Meia a todos do ensino médio da rede pública

Por Daniella Almeida  O ministro da Educação, Camilo Santana, declarou nesta...

Festival Itinerante da Juventude Negra está com inscrições abertas em quatro regiões do DF

Por Thaís Umbelino Com foco na arte, na juventude e...

Incêndios florestais diminuem 54% no DF no primeiro semestre de 2025

A Operação Verde Vivo 2025, do Governo do Distrito...

Celina Leão entrega ampliação de espaço da Escola Classe 614 em Samambaia realizada com blocos modulares

Por Thaís Miranda e Thaís Umbelino A comunidade de Samambaia...