Por Kleber Karpov
O aplicativo do Metrô-DF implementou uma nova funcionalidade que permite o registro de denúncias sobre segurança em tempo real, a partir desta segunda-feira (15/Dez). O serviço deve funcionar durante todo o período de operação do sistema, das 5h30 à 0h30. O objetivo é facilitar o atendimento aos usuários, especialmente em casos de importunação sexual, furtos, roubos e violência, reduzindo o tempo de resposta às ocorrências.
Para ter acesso ao serviço, os usuários precisam atualizar o aplicativo, que está disponível para Android e iOS. A gerente de Segurança do Metrô-DF, Paula Marinho, explicou que a nova ferramenta foi inspirada em uma visita técnica ao metrô de São Paulo.
“O objetivo é ampliar a nossa comunicação com os usuários e diminuir o tempo de resposta”, disse Paula Marinho. Ela destacou que o recurso é destinado a questões de segurança, como importunação sexual, furtos, roubos, comércio irregular e uso indevido de carro exclusivo. Problemas operacionais devem ser comunicados à Ouvidoria, por meio da aba Participa DF no aplicativo ou no site do órgão. As denúncias podem ser feitas de modo anônimo ou com a inclusão de dados pessoais.

Atendimento
O recurso de denúncia foi incluído na aba “Serviços”, junto ao “Achados e Perdidos”. O processo é intuitivo, permitindo ao usuário indicar a estação, a área (plataforma de embarque, banheiro) ou o trem em que ocorreu o caso.
As denúncias são recebidas e tratadas pelo Centro de Monitoramento de Segurança do Metrô-DF. Os empregados da companhia recebem as notificações e podem iniciar um bate-papo com o usuário para solicitar dados adicionais, como o número do trem. Em seguida, o responsável aciona a equipe da estação e, se necessário, as forças de segurança.
A gerente Paula Marinho esclareceu que a localização precisa da ocorrência é crucial: “Quando há necessidade de um recurso adicional, fazemos contato direto com o nosso representante no Ciob [Centro Integrado de Operações de Brasília] para diminuir o tempo de resposta às ocorrências operacionais”.

Dados e segurança no transporte
A implementação da funcionalidade ocorre em um contexto de aumento de crimes penais registrados na companhia. Neste ano, já foram registrados 516 boletins de ocorrência (BOs) do Metrô-DF sobre crimes de natureza penal, como importunação sexual, violência física, furto e roubo, número superior aos 483 boletins de 2024. Os casos também são anotados junto à Polícia Civil.
O Metrô-DF solicitou a colaboração da população para evitar o registro de falsas denúncias, garantindo que o recurso seja utilizado da melhor maneira para proporcionar um atendimento mais rápido e adequado a todos.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











