20.5 C
Brasília
08 dez 2025 20:34

Anvisa oficializa registro da vacina do Butantan contra dengue

Imunizante de dose única será distribuído exclusivamente pelo SUS a partir de 2026

Por Kleber Karpov

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta segunda-feira (08/Dez), o registro definitivo da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. A medida formaliza a conclusão do processo regulatório no Diário Oficial da União e autoriza a produção do imunizante no país. A previsão é iniciar a aplicação das doses na rede pública em 2026.

A comercialização do produto será restrita ao Sistema Único de Saúde (SUS), conforme estratégia definida pelo Ministério da Saúde. A oferta será gratuita para a população. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, já havia antecipado a aprovação do registro no final de novembro.

O Instituto Butantan informou possuir 1 milhão de unidades prontas para distribuição imediata. O cronograma de produção estima a disponibilidade de mais de 30 milhões de doses até meados de 2026. Mesmo com a homologação, o fabricante deverá manter estudos adicionais e realizar o monitoramento ativo do uso na população.

Tecnologia e eficácia

A vacina, denominada Butantan-DV, é tetravalente e atua contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. O fármaco utiliza a tecnologia de vírus vivo atenuado e destaca-se por ser o primeiro imunizante contra a doença em dose única desenvolvido por um laboratório nacional. A tecnologia é similar à aplicada em vacinas contra febre amarela e poliomielite.

A aprovação atual contempla a faixa etária de 12 a 59 anos. A Anvisa indica que o público-alvo poderá ser ampliado futuramente, mediante a apresentação de novos dados clínicos. A avaliação técnica demonstrou eficácia global de 74,7% contra casos sintomáticos.

A proteção contra formas graves da doença e casos com sinais de alarme atingiu 89%, segundo dados publicados. A agência reguladora reforçou o rigor da análise técnica para a liberação.

“O registro é um marco para o enfrentamento da dengue no Brasil. A vacina passou por todas as etapas de análise técnica e regulatória previstas na legislação sanitária, garantindo sua segurança, qualidade e eficácia”, destacou a Anvisa em nota.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Anvisa suspende tônico capilar e proíbe venda de 30 medicamentos irregulares

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

STF retoma julgamento sobre marco temporal com sustentações orais

Por Kleber Karpov O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia, na...

Congresso articula garantia de direitos a pessoas com diabetes tipo 1 após veto

Por Kleber Karpov O Congresso Nacional intensificou a articulação, nesta...

UPAs do Distrito Federal recebem R$ 2,5 milhões em obras de infraestrutura

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica do Distrito...

Destaques

Anvisa suspende tônico capilar e proíbe venda de 30 medicamentos irregulares

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Secretaria de Saúde capacita especialistas para atualizar censo da força de trabalho

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Cães-guia do CBMDF: projeto busca famílias voluntárias para socialização de filhotes

Por Kleber Karpov O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito...

STF retoma julgamento sobre marco temporal com sustentações orais

Por Kleber Karpov O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia, na...

Diabetes: Programa de Monitorização Contínua de Glicose completa 5 anos e beneficia mais de 800 pacientes no DF

Por Kleber Karpov O Programa de Monitorização Contínua de Glicose...